CAP TULO 2 Respeitando Os Limites Planet Rios

456 palavras 2 páginas
CAPÍTULO 2: Respeitando os Limites Planetários e nos Reconectando à Biosfera- Carl Folke.

Com o passar do tempo cada vez mais o ser humano e a sociedade interagem e dependem da biosfera para formar e moldar condições favoráveis na Terra. A biosfera é o sistema ecológico global que relaciona todos os seres vivos e para respeita-la é preciso entender o quão importante é esse sistema e que se crie uma consciência para que se dê o valor e o respeito necessário.
Mais do que só mudanças climáticas o que nos atinge é toda e qualquer mudança ambiental, e o novo papel da humanidade é começar inventariar e gerenciar o capital natural e moldar o desenvolvimento, assim nos reconectando à biosfera.
Com o Antropoceno (período de grande aceleração da atividade humana) foi possível para a humanidade decolar com a capacidade de se utilizar do funcionamento da biosfera (combustíveis fósseis). Essas mudanças podem afetar a produção de alimentos, comércio, migração, e estabilidade sociopolítica, como por exemplo: os incêndios florestais na Rússia em 2010 que destruíram boa parte da produção de trigo russa e pararam as exportações que contribuíram para o aumento dos preços dos alimentos, visto como um dos estopins da Primavera Árabe.
Com a conectividade e as interações da globalização foram-se criando complexas dinâmicas entre os setores, áreas e sociedade, aumentado a capacidade das sociedades de se adaptar e se transformar. Caso a globalização opere de forma desconectada com a biosfera há riscos de que o ecossistema não tenha um suporte à vida do qual a humanidade necessita.
Holoceno (período da última era glacial até o presente momento) provou ser o período mais propício e estável ao desenvolvimento humano. Nesse período, começou a haver, também, uma expansão humana em contexto planetário, de tal modo que três dos limites planetários da Terra já podem ter sido transgredidos, são eles: Mudanças Climáticas; Perda da Biodiversidade; Ciclo do Nitrogênio (parte de um limite com o

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • A Historia Secreta Da Rede Globo
    95118 palavras | 381 páginas