CANTIGAS MEDIEVAIS

Páginas: 3 (597 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
CANTIGAS MEDIEVAIS
COMPARAÇÃO COM A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
A lírica trovadoresca medieval é uma expressão artística de origem árabe vinculada à tradição oral e disseminada entre povos dediversos territórios através dos jograis, homens do povo, cantadores andarilhos que entoavam ao som do alaúde, da flauta e da viola as composições de autoria própria ou dos trovadores e menestréis. Essalírica, exemplificada nas canções de amor e de amigo e nas canções de escárnio e maldizer permaneceu na poesia e na música brasileiras. Ao longo do tempo essas cantigas foram sendo modificadas,entretanto, os aspectos referentes à sua origem foram preservados, a saber: Poesia composta para ser cantada ao som da lira, em que o texto poético mantém a intersecção com o texto musical, uma regularidademétrica e rítmica, nas construções estróficas em sextilhas, em décimas, e nos versos emparelhados.
Para o trovador provençal, o amor equivalia a um princípio e, embora inatingível, não esperarecompensas. As canções são classificadas de acordo com a temática e a posição assumida pelo eu lírico, em relação à pessoa amada. Se a voz manifestada representar a voz feminina, será uma cantiga de amigo,ainda que o autor da cantiga seja um homem. Na cantiga de amigo, ou de namorado, conforme o galego-português, a mulher dialoga e faz confissões à mãe, a uma irmã ou aos elementos da natureza. Reclama dasaudade e da longa espera pelo amado (muitas vezes em combate na causa “santa” das Cruzadas) Essa cantiga que tem inspiração na vida campestre e na lida do homem comum é composta em uma estrutura maissimples do que a cantiga de amor. Apoia-se em estrofes pequenas e versos curtos, dispostos em paralelismos.
Podemos observar, em algumas canções de Chico Buarque de Holanda, a presença do eu líricofeminino, as dores do amor expressas em figuras do discurso amoroso da ausência, do relacionamento amoroso que se rompe.
Quero ficar no teu corpo
Feito tatuagem
Que é prá te dar coragem
Prá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte Medieval
  • cantiga
  • Cantiga
  • Cantigas
  • Cantiga
  • cantigas
  • Cantigas
  • Cantigas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!