ucsal monodia profana 2014

2830 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE CATOLICA DO SALVADOR
INSTITUTO DE MÚSICA DA UCSAL

SÉRGIO GUSTAVO DA SILVA LIMA

HISTÓRIA DA MÚSICA – A MONODIA PROFANA

SALVADOR
2014

UNIVERSIDAD CATÓLICA DO SALVADOR- INSTITUTO DE MÚSICA DA UCSAL
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA MÚSICA
PROFESSORA: SELMA BOULHOSA
SEMESTRE: 2014.1
ALUNO: SERGIO GUSTAVO DA SILVA LIMA A MONODIA PROFANA

ORIGEM Juntamente com o canto gregoriano e da música polifônica, nasceu no período da Idade Média, a canção trovadoresca. A arte dos trovadores inicialmente era vista apenas no meio dos condes marqueses, dos príncipes, enfim do pessoal da alta sociedade; Apenas mais tarde, se via junto aos ilustres, alguns de origem humilde, saído da burguesia.

Há controvérsia quanto à origem do movimento trovadoresco, sob os pontos de vista clássico, que defendia a origem greco-romana; eclesiástico, que atribuíam à influência da igreja sobre as formas profanas das músicas e dos textos medievais; arabistas que atribuíam à influência oriental através das cruzadas ou da Península Ibérica; e os folcloristas defendem a inspiração popular. Entretanto, é sabido que todas essas correntes fornecem apreciáveis argumentos e provas de valor, sugerindo-nos que tenha sido um conjunto dessas influências que tenha propiciado o surgimento deste movimento.

O movimento musical dessa época (sec. IX ao XI), iniciou-se com os bardos da alta Idade Média. Foi o período em que floresceram as canções de gesta que exaltavam as proezas dos tempos heroicos e vieram a constituir mais tarde os grandes poemas épicos, como a célebre canção de Rolando, que tanta influencia exerceu sobre a epopeia medieval. Pouco depois, apareceram no sul da França os primeiros exemplos da poesia lírica inteiramente cantada em língua vulgar e desenvolveu-se a arte dos trovadores. Foram estes que promoveram, especialmente na alta aristocracia, um movimento artístico a princípio ainda ligado à igreja, mas que logo dela se separou. Os hinos sacros começaram a

Relacionados