caio

Páginas: 3 (564 palavras) Publicado: 21 de fevereiro de 2015
 A teoria geopolítica de Mahan e Mackinder


Trazia a teoria de mackinder o revolucionário conceito do "Heartland" (terra central). Em outras palavras, foi a primeira vez em que geografia epolítica foram uilizados em níveis equivalentes para fazer uma análise do globo e do comportamento dos povos que o habitam.
Mackinder enxergava no centro da Eurásia (na Federação Russa) o núcleo políticoe geográfico do globo, e entendia ser esta região de extrema importância por sua biodiversidade e recursos naturais. Seria através do controle desta região que uma nação poderia desenvolver tantoinfantaria como marinha e estabelecer o controle do que chamava de "Ilha Mundo" (Eurásia e África). O domínio da Ilha Mundo, por conseguinte, levaria ao controle dos destinos do planeta.
Mais ou menosna mesma época as teorias do almirante americano Alfred Thayer Mahan, também gozaram de grande popularidade. Mahan concluíra que a nação que controlasse as principais rotas marítimas do planeta teria opoder político em suas mãos.
Ambas teorias teriam influência no comportamento das nações de destaque no jogo político mundial durante todo o século XX. O Estados Unidos claramente seguiram osensinos de Mahan, fortalecendo sua marinha, e estabelecendo bases navais em vários países estratégicos. Já a Grã-Bretanha seguiu de certa forma a teoria de Mackinder, aliando-se à Rússia (então UniãoSoviética) nas duas guerras mundiais.

Teoria do espaço vital, de Ratzel


Ratzel foi também um profundo estudioso do conceito e comportamento do Estado moderno. Para ele, o Estado seriaa sociedade organizada para construir, defender ou expandir o seu território. Também considerava que essa era uma forma de organização que aconteceria de forma natural em qualquer sociedade avançada.O Estado, para Ratzel, era um organismo vivo.
A partir dessa concepção, elaborou o conceito de espaço vital, que seria as condições espaciais e naturais para a manutenção ou consolidação do poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caio
  • caio
  • Caio
  • Caio
  • Caio
  • Caio
  • Caio
  • Caio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!