CADERNO DE ATIVIDADE

Páginas: 47 (11559 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
Resumo do caderno de atividade de Psicologia
Tema 01: Teoria Behaviorista ou Comportamentalista.
Para iniciar o processo de construção de conhecimentos dessa disciplina de Psicologia da Aprendizagem, você estudará a primeira parte do seu Livro-Texto em que os autores Nelson Piletti e Solange Marques Rossato apresentam o Behaviorismo, uma das primeiras teorias clássicas da Psicologia Científicado início do século XX.
Segundo Bock; Furtado; Teixeira (2008, p. 31), toda e qualquer produção humana […] têm por trás de si a contribuição de inúmeros homens, que num tempo anterior ao presente, fizeram indagações, realizaram descobertas, inventaram técnicas e desenvolveram ideias, isto é, por trás de qualquer produção material ou espiritual, existe história.
É com base na evolução daciência psicológica que Piletti e Rossato (2011) trazem as considerações da Psicologia enquanto contribuições específicas do campo da aprendizagem.
Em seu Livro-Texto, você estudará aspectos relevantes aos processos de ensino e aprendizagem. Nesta obra, os autores destacam em cada uma das teorias da Psicologia da Aprendizagem os elementos vinculados especificamente ao trabalho escolar.
Partindo docontexto histórico, você estudará umas das primeiras correntes teóricas da Psicologia. É preciso saber que foi com a Psicologia Científica que a Psicologia assumiu o status de Ciência. Isso ocorreu à medida que se separou do campo da Filosofia do século XIX (preocupada em compreender a “alma” ou “essência” dos sujeitos) e definiu seu objeto de estudo (comportamento – psiquismo – consciência).
O queos psicólogos buscavam no início do século XX era algo consistente, que pudesse ser analisado por meio da observação e mensuração em diferentes indivíduos e condições distintas. A partir do momento que os pesquisadores passaram a formular, delimitar e mensurar um objeto de estudo, ou seja, aplicar rigor científico (ter métodos específicos em suas experimentações), esses fenômenos puderam sercomprovados cientificamente, ficaram passíveis de comprovação e isto fez com que a Psicologia ganhasse status científico.
O Behaviorismo contribuiu para o referido status de ciência, pois, através de John B. Watson (criador do termo Behaviorismo) foi implementado o comportamento como objeto a ser estudado cientificamente pela psicologia. A saber, Behaviorismo parte da palavra: Behavior que é um termoinglês, que significa comportamento, conduta, por conseguinte o Behaviorismo está relacionado ao Comportamentalismo, a Teoria Comportamental; a Análise Experimental do Comportamento, a Análise do Comportamento, a Ciência do Comportamento.
Esta teoria (Behaviorismo) teve origem nos Estados Unidos e influenciou vários psicólogos de outros países. Os principais pesquisadores da teoria foram JohnBroadus Watson (1878-1958) (fundador desta teoria); Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936) e Burrhus Frederic Skinner (1904-1990).
Os pesquisadores compreendiam o comportamento como objeto da psicologia, observável, mensurável, concreto e que podia ser reproduzido em diferentes situações. Para Bock; Furtado; Teixeira (2008, p. 45-46) com essas condições, eles se dedicavam ao estudo das interações entreo indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). O comportamento não é uma ação isolada do sujeito, mas sim uma “interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde seu ‘fazer’ acontece”.
Um dos mais importantes pesquisadores behavioristas é John Broadus Watson (1878-1958), foi o primeiro a usar o termo behaviorismo em 1913, com a publicação do artigo ‘Psicologia: como osbehavioristas a vêem’ (PILETTI e ROSSATO, 2011, p.15). Watson queria analisar os processos mentais de maneira objetiva. Realizou em 1920, na Universidade Johns Hopkins e com a ajuda de sua aluna de doutorado, Rosálie Rayner, uma pesquisa chamada de “Experimento do Pequeno Albert”. O experimento baseava-se no comportamento de bebês. Durante anos, Watson estudou o comportamento de centenas deles, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caderno de atividades
  • caderno atividade
  • Caderno de atividade
  • Caderno de atividades
  • CADERNO DE ATIVIDADES
  • Caderno de Atividades
  • Caderno de atividades
  • Caderno de atividades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!