Cadeira 2

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Apresentação

Para se ter conhecimento do desenvolvimento do assento, mobiliário indispensável em qualquer residência, áreas de serviço ou lazer, deve-se retomar aos primeiros exemplares propostos no Egito Antigo. Contudo, tratando-se de uma peça que fornece múltiplos arquétipos de design, no segmento de tendências, é imprescindível a cautela quanto a sua projeção para que proporcioneconforto, comodidade e utilidade.

Analise: Analise de Acrônica
As primeiras cadeiras em serie foram cadeiras thonet numeradas foram as primeiras a serem produzidas através do curvamento de madeiras e pioneiras também na venda por catálogos.


Na revolução industrial temos o grande ponto de mudanças quando peças únicas dão lugar á produção em serie. A tecnologia está mais à mão e designers podem tersuas criações multiplicadas sob um novo conceito; o da funcionalidade. A revolução industrial do final do século XIX, além de revolucionar os meios de produção, influenciou o modo de vida e criou verdadeiras revoluções de conceitos e comportamento. O excesso de detalhes e adornos das peças antes artesanais cede lugar ao minimalismo do conceito “forma e função “ e da busca pelo novo.
A primeiracriação de design do mobiliário foi criado para servir aos faraós; isso mesmo; um trono! Esta é a primeira criação de design. Os tronos eram o que se chama hoje de banquetas revestidos em ouro e pedras preciosas. Desde então, parece que a cadeira é o ícone de todos os estilos e movimentos de design; chegando ate a parecer uma obra de arte.
Símbolo de poder do reis , da nobreza da aristocracia, daforca e austeridade do clero, da necessidade do povo, da criatividade dos designers, da forma do corpo de rainhas, da energia da revolução industrial, da ousadia dos artistas, a cadeira hoje tem historia para contar e é uma das mais sofisticadas pecas do design contemporâneo.
Foram criadas as cadeiras que balançam, giram, embalam, se reclinam, se dobram, massageiam e ate eletrocutam, mas antes detodas elas, há cerca de 4.800 anos, foi inventado a cadeira em sua forma mais simples.
O homem criou uma maneira de descansar em posição sentada elevado ao chão em assento simples sem encosto.
Esses bancos se tornaram uma arte entre os egípcios antigos. Além de criarem assentos ornamentais, os artesões egípcios também pensaram em sua função, fabricando bancos dobráveis.
Alguns tem trilhos de apoio ehastas transversais em talhadas com cabeças de ganso em custadas de marfim, lembrando penas e olhos. Na terceira Dinastia, os egípcios adicionaram o assento seu maior adorno: Um encosto para manter a pessoa sentada em posição reta.
De inicio um apoio lombar simples, altura do encosto foi aumentando ate se chegar às cadeiras de espaldar alto.
Assim como antes os egípcios transformaram a cadeira emarte porem sem sacrificar sua função. No médio império foram acolchoadas para oferecer mais conforto e os encostos eram altos. Curvas eram confeccionadas com tabua de madeira que se apoiavam sobre pernas finas. Às vezes, eram pintadas para terem a aparência de pele de animais. Já no novo Império foi acrescentado um novo componente: braços.
Milhares de anos depois, conforme a humanidade foi setornando mais sedentária- descansos retráteis para pernas se tornaram uma opção comum na busca pela cadeira mais confortável do mundo.
Antes da Revolução Industrial o artesão era o proprietário da oficina e das ferramentas e não havia divisão de trabalho ou especialização, A Manufatura que predominou na Antiguidade Classica e Idade Moderna ampliou o mercado consumidor e criou a especialização, deforma que cada trabalhador realizava uma etapa na confecção do produto. O surgimento dos processos individuais e os processos industriais e a divisão do trabalho separaram o design da fabricação, mas o design era somente um dos aspetos da produção mecânica. Somente o surgimento de reformadores do design como William Morris que o design passou a ter dimensões teóricas e filosóficas. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 2 Cadeiras Futurama
  • A CADEIRA
  • Cadeiras
  • cadeira
  • a cadeira
  • CADEIRA
  • Cadeiras
  • Cadeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!