DIREITOS HUMANOS E JUSTI A

Páginas: 4 (998 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
 DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA
Um povo só se torna realmente justo quando conhece, de fato, o real significado da palavra justiça. O princípio de justiça ainda não é muito bem compreendido pelo povobrasileiro. Infelizmente, na Língua Portuguesa a palavra justiça também é utilizada para referir-se a órgãos do Setor Judiciário, (Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Justiça Internacional, etc...).Essa duplicidade na linguagem ajuda a confundir os cidadãos menos esclarecidos. Já é hora dos brasileiros saberem que justiça é, antes de tudo, um princípio de eqüidade, de igualdade proporcional; umprincípio de sabedoria que deveria ser utilizado pelo Governo e principalmente pelo Poder Judiciário.
Os brasileiros ainda não entenderam a importância sócio-econômica do princípio de justiça. Amaioria dos cidadãos conhece apenas duas situações: ser beneficiado ou ser prejudicado. Infelizmente, a Educação brasileira não nos ensinou a discernir estes extremos e a adotar situações intermediárias. Éno ponto médio, entre o benefício e o malefício, que encontramos o que é justo para todos.
Em linhas gerais, ser justo é não oprimir nem privilegiar, não menosprezar nem endeusar, não subvalorizar etampouco supervalorizar. Ser justo é saber dividir corretamente sem subtrair e sem adicionar (sem roubar ou subornar). Ser justo é não se apropriar de pertences alheios e dar o correto valor a cadacoisa e a cada pessoa. Ser justo é estabelecer regras claras sem dar vantagem para uns e desvantagem para outros. Ser justo é encontrar o equilíbrio que satisfaz ou sacrifica, por igual, sem deixarresíduos de insatisfação que possam resultar em desforras posteriores.
A ausência de uma boa educação, nesse sentido, tem propiciado comportamentos extremistas (ora omisso, ora violento) por parte damaioria dos cidadãos. Observe que até pouco tempo a maioria dos brasileiros preferia se calar mesmo diante das inúmeras explorações do nosso dia-a-dia. O maior problema, conseqüente desse tipo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A JUSTI A E O DIREITO DA NDIA
  • Alf Ross Direito E Justi A
  • COMO COMPROVAR OS SEUS DIREITOS NA JUSTI A TRABALHISTA
  • Direito Estado E Justi A
  • Fichamento Direito E Justi A
  • DIREITOS FUNDAMENTAIS E JUSTI A CONSTITUCIONAL
  • RESUMO DO DIREITO E JUSTI A
  • direito e justi a dimitri

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!