cadeias carbonicas
SATURADAS:
Simbologia
Nomenclatura IUPAC
Nomenclatura Usual
C18:0
Ácido Octadecanóico
Ácido Esteárico
C20:0
Ácido Eicosanóico
Ácido Araquídio
C22:0
Ácido Docosanóico
Ácido Behênico
C24:0
Ácido Tetracosanóico
Ácido Lignocérico
C26:0
Ácido Hexacosanóico
Ácido Cerótico
MONOINSATURADAS:
Simbologia
Nomenclatura IUPAC
Nomenclatura Usual
C18:1(9) ὡ9
Ácido 9-octadecanóico
Ácido Oleico
C20:1(9) ὡ11
Ácido 9-eicosenóico
Ácido Gadoleico
C22:1(13) ὡ9
Ácido 13-docasanóico
Ácido Erúcio
C24:1(15) ὡ9
Ácido 15-tetracosanóico
Ácido Nervônico
Ácido Esteárico:
O ácido esteárico (ou ácido octadecanóico – CH3(CH2)16COOH) é um ácido graxo com 18 ligações de carbonos em uma cadeia longa. O ácido esteárico é classificado como ácido graxo saturado (AGS).
O ácido esteárico é o ácido graxo saturado mais comum encontrado na gordura da carne bovina, suína caprina, de 9 a 12%, e de aves de 6 a 7 %. Nos óleos de cozinha se encontra numa proporção de 2 a 4%. No óleo de soja por exemplo, se encontra numa porcentagem aproximada de 3,8 % e no óleo de milho 1,8%. O comportamento do ácido esteárico é especialmente único nos efeitos sobre os níveis de colesterol do sangue, pois ele não eleva esse nível de colesterol.
Fórmula Estrutural:
Ácido Araquidío:
O ácido araquidônico, também chamado de ácido eicosanóico é um ácido graxo saturado que é um componente do óleo de amendoim (1,1% -1,7%) .1 O seu nome vem das raízes latinas de amendoim - amendoim. Ele pode ser obtido por hidrogenação do ácido araquidônico. O ácido araquidônico está intimamente ligado ao desenvolvimento de fetos e bebês. Quando a mulher está grávida, ela fornece esse ácido através da placenta, e após o nascimento do bebê, ela continua a fornecê-lo através do leite. Nos adultos, o ácido araquidônico é produzido através da ingestão de ômega-6 (ácido