cadadda

873 palavras 4 páginas
Índice

Introdução

A CPU é um processador (chip) principal de um computador, seu «cérebro «
Processa introduções, efectua cálculos e gere o fluxo da informação. O CPU comunica com dispositivos de recolha, disponibilização e armazenamento de modo a desempenhar as tarefas requeridas.
Até mudarem o mundo como o conhecemos, os chips passaram por um longo processo evolutivo. Tudo começou com as válvulas, que evoluíram para os transístores, considerados a maior invenção do século.
Fora o preço, os primeiros transístores não foram lá nenhuma revolução sobre as antigas válvulas, tanto que elas sobreviveram durante vários anos depois que os transístores começaram a ser produzidos em escala comercial.
O grande salto veio quando descobriu-se que era possível construir vários transístores sobre o mesmo waffer de silício. Isso permitiu diminuir de forma gritante o custo e tamanho dos computadores. Entramos então na era do micro-chip.
O primeiro micro-chip comercial foi lançado pela Intel em 1971 e chamava-se 4004. Como o nome sugere, ela era um processador de apenas 4 bits que era composto por pouco mais de 2000 transístores.

Os processadores não são e não foram apenas criados pela Intel. Outros fabricantes evoluíram os seus processadores até aos dias de hoje, como é o caso da AMD.
Com a evolução dos processadores para permitirem velocidades de processamento cada vez mais elevadas, aumenta proporcionalmente o calor produzido. Desta forma, os processadores passaram a necessitar de dispositivos de arrefecimento. Alguns são acoplados ao processador, outros são colocados em cima do processador, de forma a reduzir as emissões de calor.

1972: Microprocessador 8008
O 8008 era duas vezes mais poderoso que o 4004. De acordo com a revista Rádio Electronics, Don Lancaster um grande aficionado dos computadores - usou o 8008 para criar um predecessor do primeiro computador pessoal. Era usado apenas como terminal de escrita.

Relacionados