Brinquedoteca

Páginas: 9 (2048 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Nos anos da grande depressão econômica americana, por volta de 1934, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, o dono de uma loja de brinquedos queixou-se ao diretor da Escola Municipal, de que as crianças estavam roubando brinquedos; o diretor chegou à conclusão que isto estava acontecendo porque as crianças não tinham onde e com o que brincar. Iniciou então um serviço de empréstimo debrinquedos como um recurso comunitário. Em 1963, surgia na Suécia em Estocolmo a primeira Lekotec (Ludoteca, em sueco), com o objetivo de emprestar brinquedos e dar orientação às famílias de crianças com necessidades especiais, tendo como filosofia básica o valor da estimulação através do brinquedo. E assim nascem as funções da brinquedoteca: a educacional e a terapêutica
A primeira Brinquedotecasurgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil.
(www.brinqueduca.com.br)
A brinquedoteca é a criação de umespaço lúdico pedagógico, que além da classe universitária e as crianças na faixa etária de três a onze anos, prioritariamente das escolas públicas do município e aos filhos de funcionários. A esse espaço visará acima de tudo, o acesso das crianças aos brinquedos e às brincadeiras, assim como à leitura.
Lembraremos que brincar é apenas um jeito gostoso de aprender, um ensaio para a realidade, namedida que é brincando que “ a criança mergulha na vida sentindo-a na dimensão de suas potencialidades”. Portanto, diz-se que “brincar é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano”.
No entanto, no mundo contemporâneo, nem todas as crianças tem oportunidades reais e iguais de exercerem a infância. Por isso, a importância da criação de uma brinquedoteca: “para resgatar egarantir o direito à brincadeira e à infância, direito este que está sendo de tantas maneiras desrespeitado”. Mas, afinal, o que é uma BRINQUEDOTECA? Vejamos duas definições claras e objetivas:
1. “É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, asentir, a experimentar.”
2. “... A brinquedoteca é o espaço onde todas as crianças vão chegando para brincar, para resgatar brincadeiras, para compartilhar momentos de alegria. A brinquedoteca possibilita a todas as crianças o acesso ao brinquedo de forma a socializar o seu uso, permitindo, sobretudo às crianças de baixa renda, o contato com o brinquedo. É a oportunidade que também se apresentaao adulto consciente, desde o educador de rua até os líderes da sociedade, de oferecer de volta a elas seu direito de ser criança.”(Oded Grajew).
O objetivo da brinquedoteca se baseia em estimular a criança a brincar livremente, com acesso a uma grande variedade de brinquedos em um ambiente especialmente lúdico, no qual a criança tem a oportunidade de se relacionar com o grupo de forma agradávele prazerosa, livre do formalismo das escolas ou instituições. É um espaço onde tudo convida a explorar, sentir e experimentar. Na brinquedoteca, brincadeira é coisa séria.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Abastecer a escola de brinquedos, materiais e jogos necessários às atividades pedagógicas.
* Educar os pais na escolha de brinquedos.
* Estimular o diálogo entre pais e filhos por meio de jogos.* Dar valor ao brinquedo e às atividades lúdicas e criativas.
* Possibilitar o acesso da criança a uma variedade de brinquedos.
* Ensinar a utilização dos brinquedos e socialização do seu uso.
*Estimular o desenvolvimento integral das crianças, desfazendo preconceitos.
*Desenvolver hábitos e responsabilidade.
* Colaborar para que as crianças brinquem espontaneamente.
(Fonte: Pereira, 2004,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brinquedoteca
  • Brinquedoteca
  • brinquedoteca
  • brinquedoteca
  • Brinquedoteca
  • Brinquedoteca
  • brinquedoteca
  • brinquedoteca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!