brincadeira

Páginas: 13 (3006 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2014
Sabemos que a criança de 6 anos de idade muitas vezes ainda não esta totalmente preparada para receber tantas informações de uma vez só, as crianças ainda não estão acostumadas a ter de ficar tanto tempo sentada, sendo assim o professor nessa faixa etária se depara com uma serie de dificuldades para transmitir o conteúdo proposto. Sabendo disso o professor deverá ter uma metodologia diferenciadapara que os seus objetivos sejam alcançados.
Não podemos propor aos alunos atividades que não irá trazer benefícios para a vida escolar e pessoal das crianças, cada atividade precisa ser bem elaborada de forma que as mesmas possam interagir questionar dar a sua opinião e não simplesmente copiar e decorar. A responsabilidade esta em nossas mãos, de proporcionar aos alunos situações que irãoestimular a curiosidade e interesse pelos conteúdos, o nosso papel não é de impor uma situação de aprendizado e sim de interver nesse processo como uma ponte.
Diante dessa realidade pensar em uma proposta didática para os alunos no ensino fundamental de 9 anos implica em muitas mudanças no processo educativo dentro da escola e em toda a sociedade. Saber que Cada individuo possui característicaspessoais, sendo assim deve ser respeitado o nível de cada criança entender que a aprendizagem ocorre de forma gradativa. Não podemos forcar o aprendizado sem que haja uma preparação, pois essa é uma etapa de grande importância na estrutura mental da criança, por isso temos que proporcionar aos alunos atividades que lhe de subsídios para alcançar uma maturidade mental.
Ao lidar com crianças tão novas oprofessor devera ter um certo equilíbrio para que o conteúdo seja apresentado com propriedade e seriedade, porem prazerosa. Entender que a criança não possui as mesmas características que o adulto e na grande maioria são curiosos de natureza, sendo assim o professor que souber trabalhar com essa curiosidade a seu favor terá muitos ganhos durante todo o ano letivo, o que é melhor ter uma sala deaula com algumas conversas demostrando a participação das crianças na sala ou uma sala quieta, silenciosa onde não tem questionamento, opiniões.
A escola precisa ser uma continuação da vida da criança e não apenas um lugar onde ela passa quatro horas simplesmente recebendo informações. É necessário levar m conta o conhecimento trazido pelo aluno do seu ambiente familiar, pois cada individuo possuiuma cultura e isso não pode ser ignorado. Assim a criança ira aprender de forma significativa. É importante saber que a criança precisa passar por todos os estágios conforme o seu ritmo e nos atentar para que essas etapas não seja queimadas. Obteremos sucesso no aprendizado dessas crianças de seis anos acorrera quando nós os professores tiver atitudes que crie um ambiente desafiado. O professorpara a criança não somente nessa fase é visto como referencia isso é um exemplo a ser seguido, por isso a criança precisa sim de disciplina, pois isso determina o desempenho até mesmo das aulas, pois se a mesma não tiver o respeito pelo professor fica difícil o convívio entre ambos, porem é preciso ter um equilíbrio para que o professor não se torne um sargento e sim um mediador no processo deaprendizado, alguém que o aluno confie em tirar suas duvidas sem que tenha de ser agredido com palavras.
O planejamento faz parte desse processo e faz com que tudo aconteça, o nome já diz planejamento. Quando o professor tem esse cuidado de planejar a sua aula ele demonstra que este disposto a proporcionar aos alunos atividades que irão ajudar no seu desenvolvimento. O professor precisa ter bemclaro quais são os seus objetivos, o que ele pretende com a aula ministrada quais são os resultados que ele quer ver ser atingido durante e depois da aula. Como já foi dito as aulas precisão ser desafiadoras e não somente copias e respostas prontas.
Todo o tempo que a criança esta na sala ela precisa estar em contato com o aprendizado, o professor possui varias etapas para que isso aconteça...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brincadeiras
  • Brincadeira
  • Brincadeira
  • BRINCADEIRAS
  • Brincadeiras
  • Brincadeiras
  • Brincadeira
  • As brincadeiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!