Brics

Páginas: 4 (978 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
Introdução

O BRICS é um grupo econômico atualmente composto por cinco países que compartilham de situação econômica e índice de desenvolvimento parecidos sendo estes considerados paísesemergentes, quais sejam: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O termo BRIC (inicialmente sem a participação da África do Sul) surgiu em 2001 criado pelo economista Jim O ‘Neil, chefe de pesquisa emeconomia global do grupo financeiro Goldman Sachs. O conceito inicial previa o crescimento da economia dos países envolvidos, participação mais expressiva no produto mundial e, consequentemente, setornariam espaços propícios ao investimento estrangeiro. A partir de 2006 na 61º Assembléia Geral das Nações Unidas, o grupo passou a ser um mecanismo internacional, o que proporcionou a realização deações econômicas coletivas, passando a ter uma maior comunicação entre eles. Em 2011, a BRIC convidou formalmente a África do Sul para se unir ao agrupamento, e assim a sigla ganhou a letra “S”(representando o nome do país em inglês, South África). Os cinco países escolheram juntar suas forças e seu prestígio em um momento em que o cenário internacional se caracteriza, por uma grande procura de ordem epouca oferta. No entanto, não se sabe ao certo até que ponto os BRICS querem e podem transformar a ordem global.










O crescimento do BRICS
O BRICS que atualmente completou 12 anosde existência, vem cumprindo de maneira exitosa o seu papel quanto à atração de investidores, fazendo fortunas (e a fama do autor do acrônimo) e indo além das previsões sobre o crescimento econômicodos países.
Atualmente, o grupo representa mais de 21% do PIB mundial, sendo considerados os países que mais crescem no planeta. Além disso representa 42% da população mundial, 45% da força detrabalho com o maior poder de consumo do mundo. Juntos possuem 25,91% de área terrestre do planeta, destacadas pela abundancia de suas riquezas nacionais e condições favoráveis.
O processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bric
  • Brics
  • Brics
  • BRICS
  • Brics
  • Brics
  • Brics
  • BRICS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!