Breve Historico

Páginas: 17 (4234 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem como objetivo, mostrar como foram criados as primeiras Instituições de Educação Infantil, e toda a sua trajetória, da importância deste avanço, bem como a importância que se formou em relação à educação da criança.
A Educação Infantil tem hoje um reconhecimento, que é de grande importância para o desenvolvimento e o respeito para com a criança, o Estudoda Criança e do Adolescente e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação vem complementar e fazer cumprir os direitos da criança e do adolescente.
Neste trabalho, podem-se encontrar contribuições dos teóricos, Lev Vigotsky, Jean Piaget e Henri Wallon, as suas contribuições são de grande importância, para entender como a criança aprende e desenvolve o seu conhecimento, contribuições que norteiama educação e o trabalho pedagógico atual


















1. CAPITULO I - PANORAMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

Breve Histórico da Educação Infantil Brasileira

Por muito tempo educação para criança pequena não era considerado necessário, de forma que nem sempre a Educação Infantil teve lugar de destaque na formação da criança pequena. A Educação Infantil surgiu comouma instituição assistencial, que vinha com o objetivo de suprir as necessidades da criança, de ocupar de certa forma, a ausência da família.
No Brasil as creches são um produto de revolução industrial, seguido da crescente urbanização e estruturação do capitalismo, desencadeando uma movimentação entre os operários, onde as mulheres ocupavam um lugar no mercado de trabalho e reivindicavam um lugarpara deixar os filhos, que ficavam muitas horas sem os seus cuidados. Na década de 1980 dá-se um avanço em relação è Educação Infantil. Estudos e pesquisas foram realizados com objetivo de discutir a função da  creche / pré-escola. Foi concluído que, independente da classe social, a educação da criança pequena é extremamente importante e que todas deveriam ter. acesso a ela.Só em 1988 a educaçãoinfantil teve início ao seu reconhecimento, quando pela primeira vez, foi colocada como parte integrante da Constituição, depois em 1990, com o Estatuto da Criança e do adolescente (ECA, Lei federal 8069/90), entre os direitos estava o de atendimento em creches e pré-escolas para as crianças até os 6 anos de idade. Pela primeira vez na história, uma Constituição do Brasil faz referência a direitosespecíficos das crianças, que não sejam aqueles circunscritos ao âmbito do Direito da Família. Também pela primeira vez, um texto constitucional define claramente como direito da criança de 0 a 6 anos de idade e dever do Estado, o atendimento em creche e pré-escola.
A educação infantil, educação pré-escolar ou educação pré- primária consiste na educação das crianças antes da sua entrada noensino obrigatório. É ministrada normalmente no período compreendido entre o zero e os seis anos de idade de uma criança. Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização.
A educação infantil ou pré-escolar é ministrada em estabelecimentoseducativos de vários tipos como berçários, creches, pré-escolas, jardins de infância, infantários ou jardins-escola.
No Brasil considera-se como educação infantil o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 meses. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de "creche". Oequipamento educacional que atende crianças de 4 a 6 anos se chama "pré-escola". Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento a registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
Apenas 18,4% da população de 0 a 3 anos estão matriculados em creches, segundo dados de 2009. Na pré-escola, a situação é um pouco melhor: cerca de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Breve historico da psicologia
  • breve historico de colorado
  • Breve histórico da EAD no Brasil
  • breve historico da quimica organica
  • Breve histórico da Eisenbahn
  • BREVE HISTÓRICO DO MÉTODO CIENTÍFICO
  • Inquisição no Brasil
  • Breve Panorama Histórico da Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!