do que falam os brasileiros

Páginas: 7 (1590 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Como falam os brasileiros.

A Obra “Como falam os brasileiros”, alberga dentre outras questões, a variação linguística no território brasileiro. Nos prolegômenos do livro, há um enfoque sobre a linguagem, sobre a sua função sócia comunicativa e sobre os diversos regionalismos brasileiros da fala.

No capítulo seguinte, as escritoras abordam Antenor Nascente que, em 1953, dividiu o falarbrasileiro em seis subiríeis de linguagem: o amazônico, o nordestino, o baiano, o fluminense, o mineiro e o sulista. Ademais, o supracitado linguista destacou características dialetais oriundas de regiões distintas, além de versar sobre outros fatores extralinguísticos, tais como: faixa etária, sexo, escolaridade etc., para clarificar que as distinções linguísticas são igualmente oriundas de fatoresindividuais.

Ainda concernente aos comentários sobre a diversidade, frisamos que a variação, nos termos de Antônio Houaiss, é oriunda da própria sistemática de colonização do país, quer seja, “dialetação horizontal por influxo indígena e diferenciação vertical entre a fala do luso e a fala do nascido e criado na terra”.

Quanto à obra podemos afirma que conta com 73 páginas e que estáfracionado em 125 tópicos – variando desde capítulos de uma única página até 10. O fracionamento segue a seguinte ordem evolutiva: “introdução”, “uma visão geral do Brasil: o mito da homogeneidade”, “assumindo a diversidade”, “o falar carioca no conjunto dos falares brasileiro”, “sexo, idade e variação linguística”, “para uma caracterização dos falares brasileiro”, “a fonética da fala culta”, “ossotaques sintáticos da fala culta”, “normas, pluralismo, etc.”, “traçando linhas imaginárias”, “voltando ao começo”, “cronologia”, “referências e fontes”, “sugestões de leitura” e, por fim, um item “sobre as autoras”.

No quesito “uma visão geral do Brasil: o mito da homogeneidade”constataram comentários acerca da oposição entre a variante brasileira com a europeia da língua portuguesa, argumentos quepodemos invocar para demonstrar que o Brasil não apresenta um quadro linguístico homogêneo, assim como dados sobre as línguas indígenas faladas no Brasil antes e depois do processo coloniza tório. As escritoras finalizam esse tópico, assinalando que, para que se possa conceber uma educação democrática e igualitária, é imperativa que reconheçamos a heterogeneidade e trabalhemos com ela, ensejando,assim, uma aprendizagem a todos os praticantes das normas prestigiadas além do acesso às mesmas oportunidades.

Na parte “Assumindo a diversidade” éenfocada diversa Atlas Linguística, principiados no Brasil, desde 1960, dos quais podemos destacar a Atlas Linguística do Brasil (ALIB), que nada mais é uma Atlas geral, cujo objetivo é o depromover um espectro do Brasil como um todo, quer seja, naspalavras das autoras “dar conta da diversidade existente, ou melhor, da dialetação do Português, a fim de tornar viável a tão complexa delimitação de áreas próprias a cada fenômeno linguístico”.

O Capítulo “O falar carioca no conjunto dos falares brasileiro” tem por objeto as pesquisas realizadas acerca do dialeto dos cariocas, mormente, a de Antenor Nascentes, na década de 1980, por meio doqual faz uma monografia calcada no seu próprio falar. Acrescenta igualmente as autoras que este tópico foi incluído por força de o Rio de Janeiro “é uma área cuja linguagem culta tende a apresentar um menor número de marcas locais e regionais, com uma tendência universalista, dentro do país”.
No capítulo seguinte (“Sexo, idade e variação linguística”) alberga fatores que tangenciam a fala dehomens e mulheres, de faixas etárias distintas bem como diferentes contextos. Enfatiza-se, no presente texto, o quesito de que a identidade homem/mulher sob nenhuma hipótese poderá ser analisada em separado, mas em conjunto com outros fatores como faixa etária, tipo de trabalho, ou outras identidades culturais.

Nos tópicos seguintes “para uma caracterização dos falares brasileiro”, “a fonética da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro Como falam os brasileiros
  • Resenha "como falam os brasileiros"
  • Resenha do livro como falam os brasileiros
  • Como Falam os Brasileiros
  • Resenha como falam os brasileiros
  • Resenha do texto: “Como falam os brasileiros”.
  • Resumo do livro ''Como falam os brasileiros''
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!