Boxe

Páginas: 7 (1576 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
A historia do Boxe
O boxe como desporto já era conhecido e praticado há varias decadas e sua origem remonta a Creta em 1500 a.c começou por ser praticado na Gracia e em Roma e era um desporto muito violento e desumano, pois os lutadores enfrentavam-se até á morte. Este tipo de luta foi adotada mais tarde pela primeira vez numa Olimpíada em 668 a.c . Tratou-se da 23ª edição dos jogos Olímpicosda Antiguidade e os boxeadores utilizavam faixas de couro nas mão pra proteger os dedos e lutavam até que um deles caísse inanimado ou admitisse a derrota. Com a queda do Império Romano, perdeu-se um pouco a cultura do boxe, mas tudo leva a crer que ele continuou a ser praticado, visto que sua pratica foi assinada no fim do sec. IX, no Sul da Inglaterra.

Depois de um período mais conturbado,emque não se assistiu a qualquer evolução da modalidade, o bexe se popularizou na Inglaterra, a partir do sec XVII. Os boxeadores passaram a combater por dinheiro e isso foi o suficiente para surgirem novas técnicas. O nobre inglês Marquês de Queensbury sentiu a necessidade de regulamenta este desportoe , como tal, criou determinadas regras para deixar o boxe menos violento :

Os combates passarama ser dentros de um ringue de cordas

Os lutadores começaram a ser divididos por pesos e categorias

Os boxeadores utilizam sempre umas luvas de boxe durante o combate e acabavam a luta com os punhos nus ;

Passou-se a utilizar uma proteção nos dentes

O público ficou separado dos atletas
Cada assalto tinha a duração de três minutos com intervalos de um minuto entre eles para queos atletas conseguissem recuperar as suas forças


E essas mudanças favoreceram para o crescimento do boxe como desporto !
No inicio do sec XX , o boxe era já conhecido no Continente Europeu e a sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Saint Lois em 1904, fez com que o boxe ficasse conhecida em todo o mundo.


O boxe chegou ao Brasil com os emigrantes alemães e italianos no final do século XIXe início do século XX. Os primeiros combates foram realizados nas docas de Santos e Rio de Janeiro entre marinheiros europeus. Este estilo de luta começou a ser conhecido e praticado por vários atletas, no entanto a sua difusão foi lenta. A partir dos anos 60, o boxe ganhou um novo fulgor e isso deveu-se aos contributos do lutador Éder Jofre que foi campeão mundial em 1961 e 1973. Anos mais tarde,Adilson Maguila Rodrigues também teve um papel preponderante, pois em 1989 foi campeão sul-americano e foi segundo no ranking do Conselho Mundial de Boxe (CMB). No final dos anos noventa, surgiu uma nova promessa do boxe brasileiro: Acelino de Freitas, mais conhecido como o Popó. Ele foi campeão mundial (1999) pela Organização Mundial de Boxe (OMB) ao vencer o russo Anatoly Alexandrov e issoinspirou milhares de praticantes brasileiros.

Atualmente, existem quatro principais associações regendo o boxe profissional mundial: WBA, WBC, IBF e WBO e mais de vinte associações de pequena a quase nula expressão.
WBA = World Boxing Association
AMB = Associação Mundial de Boxe
WBC = World Boxing Council
CMB = Conselho Mundial de Boxe
IBF = International Boxing Federation
FIB =Federação Internacional de Boxe
WBO = World Boxing Organization
OMB = Organização Mundial de Boxe
Características do Boxe

O boxe é um desporto de combate que coloca frente a frente dois lutadores que se enfrentam em busca do título de melhor boxeadores. Trata-se de uma arte marcial agressiva mas que, ao contrário de outras modalidades como o Muay Thai, utiliza apenas os punhos, quer para defenderou atacar. O termo boxe deriva da expressão inglesa “to Box” que significa bater ou bater com os punhos (pugilismo). Este estilo de luta é praticado há milhares de anos e tem milhões de adeptos e praticantes em todo o mundo.

Os principais golpes do boxe :
1) Direto: Golpe muito veloz, dado frontalmente pelo punho que se localiza atrás da guarda;
2) Cruzado: Visa sempre a lateral da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Boxe
  • boxe
  • boxe
  • Boxe
  • Boxe
  • Boxe
  • boxe
  • Boxe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!