boi bumba

Páginas: 4 (815 palavras) Publicado: 2 de março de 2015

Tema: o boi bumba.




Trabalho
De artes





Aluno(a):
Professor(a):


Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animaisfantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte   e ressurreição de um boi.
Em diversas cidades do Brasil, especialmente no Norte e no Nordeste, mas também em algumas do Sudeste,como Campos dos Goytacaz, no Rio de Janeiro, existem agremiações chamadas bois que realizam cortejos ou outros tipos de apresentações, utilizando a figura do animal, tendo muitas vezes caráter competitivo.
Afesta tem ligações com diversas tradições, africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período de festas juninas. 3
Ao espalhar-se pelopaís, o bumba meu boi adquire nomes, ritmos, forma de apresentação  , indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes. Dessa forma, enquanto em Pernambuco é chamado boi-calembaou bumbá; no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é chamado bumba meu boi; no Ceará, é boi de reis, boi-surubim e boi-zumbi; na Bahia, é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar, dromedário emulinha-de-ouro; em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Macaé (em Macaé, há o famoso boi do Sadi) são bumba ou folguedo do boi; no Espírito Santo é boi de reis; em São Paulo é boi de jacá edança-do-boi; no Pará, Rondônia e Amazonas, é boi-bumbá ; no Paraná, em Santa Catarina, é boi de mourão ou boi de-mamão2 ; no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho , ou boi-mamão.




HistóriaManifestações culturais e religiosas em torno da figura do boi existiram em diversas culturas antigas pelo mundo. A festa do bumba meu boi surgiu no nordeste do país.
Sobre o surgimento dessa festa, foramcriadas lendas, mas todas sem qualquer fundamento histórico. Uma dessas lendas em torno de seu surgimento diz que essa festa surgiu no Estado do Piauí, pois a região onde hoje se situa o Piauí começou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bumba Meu Boi
  • bumbá meu boi
  • Bumba meu boi
  • boi bumba
  • O BOI BUMBÁ
  • Bumba meu boi
  • Bumba meu boi
  • Bumba meu boi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!