bizantina

Páginas: 4 (893 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
Características da arte bizantina
Musica (Tópico)
- Na musica pode -se afirma que há um grande número de formas melódicas, divididas em oito modos . Costumava-se cantar, em ciclos de oitosemanas, um repertório de hinos em todos os modos, um para cada semana.
- Os sinais indicavam a ascensão ou descenso da melodia, fixavam as nuanças rítmicas e mostravam quais sons deviam seracentuados, prolongados ou abreviados.
-  Entre os séculos XIII e XIV, foi aperfeiçoada a notação dos intervalos e grupos de notas.
- Por música bizantina entende-se a música oriunda dos antigoscontornos do império bizantino, composta de acordo com o clássico sistema modal de origem grega, seja ela cerimonial, festiva ou eclesiástica.
Fonte:http://emdiv.com.br/arte/enciclopediadaarte/1134-arte-bizantina.html#
Musica (Texto)
Música bizantina foi a música praticada durante o Império Bizantino, com propósitos fundamentalmentecerimoniais, festivos ou religiosos. Os motivos eclesiásticos e a generalidade dos programas musicais são muito semelhantes aos da Música da Grécia Antiga. Entre os gêneros de musica da Antiguidade,é aquele do qual se conhecem com maior presição  as formas de interpretação   e os vários autores.
Há um grande número de formas melódicas, divididas em oito modos (Echos). Costumava-secantar, em ciclos de oito semanas, um repertório de hinos em todos os modos, um para cada semana.
Nos primeiros manuscritos musicais (século IX), a notação guiava os cantores de forma aproximada. Ossinais indicavam a ascensão ou descenso da melodia, fixavam as nuanças rítmicas e mostravam quais sons deviam ser acentuados, prolongados ou abreviados. Com a introdução de novos hinos, no séculoXI, alguns sinais foram acrescentados ou passaram a ser interpretados de maneira diferente. Entre os séculos XIII e XIV, foi aperfeiçoada a notação dos intervalos e grupos de notas.


Fonte:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bizantina
  • Bizantina
  • arte bizantina
  • EDUCA O BIZANTINA
  • Arquitetura Bizantina
  • ARQUITETURA BIZANTINA
  • Arte Bizantina
  • Arte bizantina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!