Biomembranas (biofisica)

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
1. Qual a aplicação dos diversos tipos de transporte através de membranas em biologia e saúde?

•Difusão simples: a partir da região de maior concentração, através da membrana para a região de menor concentração, até que os dois compartimentos tenham concentrações iguais de soluto.
Como exemplo pode citar os gases O2 e CO2 que atravessam a membrana com grande facilidade, simplesmente sedissolvendo na matriz lipídica, temos outros como N2 e CH4.
•Difusão facilitada: é a passagem de soluto através de proteínas especificas ,permeasses, essas proteínas alteram o movimento de um soluto através de uma membrana.
Podemos citar alguns anticorpos que alteram o fluxo transmembrana de íons. Como exemplo a valinomisina aumenta a permeabilidade aos íons K+ ou Na+ por meio da difusãofacilitada.
•Osmose: è muito importante em processos biológicos, pois todas as células vivas são revestidas por membranas semipermeáveis e são também subdivididas internamente por tais membranas. Desse fato as moléculas resultam as difusões seletivas, quando somente as moléculas relevantes a vida e as funções de determinada célula se difundem através de suas membranas. Além da osmose a passagem defluidos ou solutos através das membranas celulares pode ser efetuada pela difusão ou por algum tipo de transporte ativo.
Um exemplo de osmose nos seres humanos e animais é a dialise processo pelo qual os produtos metabólicos inúteis e ou tóxicos são removidos do sangue pelos rins, os glomérulos contidos nos nefros são e membrana semipermeável e também possuem a propriedade de filtragem. Aseparação de solutos do solvente(sangue)ocorre devido a pressão osmótica existente face a variação de concentração dos solutos ,enquanto que a filtragem so se processa quando há uma diferença d pressão hidrostática através da membrana. Assim para que os rins possam funcionar a pressão sanguínea deve ser no mínimo de 70mmHg.Consequentemente uma queda da pressão sanguínea pode provocar problemas graves.•Bomba de Na2+ e K+:quando ocorre a saída de 3 moléculas de sódio e a entrada de al2 moléculas de potássio, ocorre com a perda de energia, onde umas de ATP é rompida com a adição de ADP e a transferência de um grupo fosfato chamada de fosforilação.
A concentração nos organismos vivos geram os processos de polarização e despolarização que esta diretamente ligados a contração muscular que gerao influxo ou efluxo de íons na célula e a bomba de Na+\K+ é fundamental para manter a concentração intra e extra celular. Contudo o mal funcionamento compromete todo o sistema devido ao descontrole do gradiente.

•Endo e exocitose: Endo é a entrada de substancias da membrana que a engloba, consumindo materiais através da membrana plasmática. Podendo ser de dois tipos:Pinocitose,quando englobampartículas que estão no estado líquido e Fagocitose, a membrana engloba partículas solidas. Exo Células eliminam e purificam as substancias através da mudança ocorrida na membrana plasmática.
Como exemplo podemos citar células do tecido intestinal, que sãocaliciformes secretam suas glicoproteínas(muco).E células epiteliais secretoras da epiderme, vários grânulos e vesículas secretoras comconteúdos distintos que são veiculadas.

2. Se considerarmos que a velocidade de difusão é dependente de diversos fatores como o número (concentração), tamanho (volume) e forma das partículas em questão, a temperatura do sistema e o tempo de difusão observado correlacionem:
• taxa de difusão e aumento de temperatura: Naturalmente, com o aumento da temperatura, a difusão é maior, porque asmoléculas possuem maior energia cinética.
• velocidade de difusão e massa molecular: partículas menores se difundem mais rapidamente consequentemente partículas maiores se difundem lentamente.
• velocidade de difusão e concentração da solução: Quanto maior a concentração do soluto, mais lentamente vai ocorrer a difusão.
•taxa de difusão e tempo: a distancia atingida pelas moléculas difundidas é c...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biomembranas
  • Biomembrana
  • Biomembranas
  • biomembrana
  • biomembranas
  • Biomembranas
  • biomembranas
  • Biomembranas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!