Biomas

Páginas: 6 (1302 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
Escola Estadual Professor Severino de Queiroz
3º Ano A


















Tundra





















Campo Grande
2014
Introdução

Neste Seminário iremos apresentar um tipo de Bioma que é encontrado em aréas de baixas temperaturas, como nos extremos norte e sul do planeta.
Sendo composto por três tipos de vegetção que veremos a seguir.Tundra

Tundra é um bioma no qual a baixa temperatura e estações de crescimento curtas impedem o crescimento de árvores. Existem três tipos de tundra: tundra ártica, tundra alpina, e tundra antártica. Numa tundra, a vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquens. Algumas tundrasexistem árvores dispersas. O ecótono entre a tundra e a floresta é denominado linha de árvores.
A Tundra também é o último bioma antes do frio congelante do inóspito Ártico onde apenas pequenas vegetações se desenvolvem.
O solo da tundra é chamado de permafrost “Sempre Congelado”, e é justamente essa característica que dá a tundra suas feições naturais.
Alcançar até mais de 1 metro e ele étotalmente impermeável o que faz com que surjam áreas lamacentas no verão quando a camada de gelo superficial, que pode chegar a 300 metros em alguns lugares, derrete.
O fato do solo estar totalmente congelado à uma certa profundidade não permite o desenvolvimento das raízes das plantas e, mesmo que estas conseguissem quebrar o permafrost não haveria água suficiente, pois toda a água está em estadosólido. Estas características do solo aliadas aos ventos fortíssimos e um inverno muito longo (o verão dura apenas dois meses), não permitem a existência de uma vegetação mais alta.
Mesmo assim, a tundra é essencial para a manutenção de muitas espécies como os bois almiscarados que quase foram extintos, e hoje ocupam regiões do Canadá, Alaska e algumas regiões da Europa, lebres árticas,lemingues (roedores encontrados na Europa, Rússia, Mongólia e América do Norte), renas, caribus, arminhos, raposas árticas, lobos, corujas-das-neves, perdizes-das-neves, entre outros. Tanto quanto as plantas, os animais da tundra desenvolveram mecanismos para resistir ao frio intenso como migrar para regiões mais quentes durante o inverno ou hibernar.






















TundraÁrtica

A tundra ártica é encontrada em regiões muito frias onde a temperatura não ultrapassa os -6ºC. Na maior parte do ano, a tundra permanece congelada, completamente coberta de neve. Por isso suas plantas, basicamente líquens (associação de fungos e algas) e algumas poucas herbáceas, tem pouco tempo verão” (época em que a temperatura sobe e varia entre -6 ºC e -10 ºC).
A tundra árticaocorre nas regiões polares sul e norte. Este tipo de vegetação é diretamente influenciada pela escassez de luz e de chuva, além do frio excessivo e da falta de umidade. Em razão das condições climáticas observadas nas regiões polares, a vegetação não possui árvores.








Tundra Alpina
A tundra alpina encontra-se em vários países e situa-se no topo das altas montanhas. É muito fria eventosa e não tem árvores. Ao contrário da Tundra Ártica, o solo apresenta uma boa drenagem e não apresenta permafrost. Apresenta ervas, arbustos e musgos, tal como a tundra ártica. Encontram-se animais como as cabras da montanha, alces, marmotas (pequeno roedor), insetos (gafanhotos, borboletas, escaravelhos)




















Clima
A vegetação tundra apresenta em seu maiorperíodo de tempo, temperaturas muito baixas em que a média chega a 8°C. O solo praticamente permanece congelado a maior parte do tempo com ventos fortes e muita umidade. Os verões possuem a duração de apenas dois meses e a temperatura não passa dos 12°. O solo encharca, além de ser muito úmido. O gelo inicia o processo de descongelamento formando pequenos pântanos.
O bioma tundra apresenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • biomas
  • Biomas
  • Biomas
  • Biomas
  • biomas
  • bioma
  • Biomas
  • Biomas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!