caso da vara

Páginas: 6 (1270 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
Introdução

O presente trabalho é uma análise descritiva dos contos de Machado de Assis. A Cartomante e o Caso da Vara possuem características onde o autor utiliza metáforas, citação de autores filosóficos, crítica de situações humanas, infidelidade e uma visão pessimista da vida. Apresentaremos a análise em forma textual e explicativa.A cartomante

O conto A Cartomante é escrito por Machado de Assis que relata a história de um amor proibido, escondido e com um final trágico envolvendo uma sociedade que julga e desconfia.
Dentro do texto, podemos encontrar traços de amizade e inimizade, confiança e desconfiança, a morte e a vida que se destacam durante a história.
Temos umnarrador onisciente, que narra o conto em 3ª pessoa, sem participar da história, mas que sabe o rumo que os personagens terão. Ele está ali, somente observando mas é capaz de mudar toda a história. Um exemplo disso é quando pensamos que a cartomante acertou na profecia de que tudo daria certo, Vilela se surpreende com o assassinato de Rita e de que ele também iria ser assassinado pelo marido traído.Um crime que ninguém sabia, só o narrador.
O conto é composto por quatro personagens: Camilo e Rita que são amantes atuando como protagonistas e acabam sendo mal vistos por traírem o marido e grande amigo Vilela que atua como antagonista, o oposto de Camilo e Rita, ele toma decisões firmes até o ponto em que ele decide matar sua mulher e seu amigo sendo visto pelo nosso grupo como algoerrado e inaceitável. As principais ações são realizadas por ele. Por fim, temos a cartomante que também é uma personagem antagonista, sabendo que suas visões não passam de fofocas para ganhar lucro de quem aflito a procura.
Podemos observar no texto alguns argumentos de caráter filosófico quando Rita dava uma explicação dizendo: Hamlet observa a Horácio que há mais coisas no céu e na terra do quesonha nossa filosofia.
A história começa voltando-se para o encontro dos três amigos com único dilema. Rita é uma bela mulher, esposa de Vilela que encanta Camilo: “Realmente, era graciosa e viva nos gestos, olhos cálidos, boca fina e interrogativa”. Vilela confiava muito em seu amigo por isso não se preocupou mas Camilo acaba caindo nos braços de Rita. O autor apresenta a seguinte metáfora:”Rita, como uma serpente foi-se acercando dele, envolveu-o todo, fez-lhe estalar os ossos num espasmo, e pingou-lhe o veneno na boca”.
Os dois encontravam-se seguidamente as escondidas, até o dia em que Camilo recebe cartas anônimas que lhe chamava de imoral, e dizia que a aventura era sabida de todos.
O casal é obrigado a se afastar por um tempo, até que “a poeira baixasse” pois se tornariamuito arriscado tanto para Rita quanto para Camilo.
Certo dia Camilo recebe uma carta de Vilela dizendo: vem já, já, à nossa casa; preciso falar-te sem demora”.O personagem é levado a momentos de grandes tensões, dúvidas e inquietudes. Realmente podemos perceber que ele mudou de atitude com relação a sua fé, pois a cartomante que não representava nada para ele, passa a ter um valor significante,passa a trazer-lhe esperança. Durante o caminho até a casa de Vilela, Camilo passou em frente a casa da cartomante que Rita tanto falava e pensou mais de uma vez se entrava ou não, ele era durão, incrédulo, mas não conseguiu. O sofrimento era maior. Precisava de um alivio à sua pobre alma. Assim o autor usa a a seguinte metáfora: A casa parece que lhe convidava a entrar.
Ele decidiu chamá-lae as palavras da cartomante, soavam com prazer a seus ouvidos. Ela declarou-lhe que não tivesse medo pois nada aconteceria nem a um nem a outro. Era exatamente o que ele queria ouvir.
Na casa de Vilela o ar é pesado: “Empurrou a porta de ferro do jardim e entrou. A casa estava silenciosa. Subiu os seis degraus de pedra, e mal teve tempo de bater, aporta abriu-se.”
Vilela aparece e sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso da vara
  • O caso da vara
  • Caso da vara
  • O Caso da Vara
  • O Caso da Vara
  • o caso da vara
  • " o caso da vara "
  • Análise do conto o caso da vara

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!