bioma pampa

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
 Ararinhas-azuis serão repatriadas para o Brasil no fim do mês
Brasília (05/02/2013) – Três exemplares da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), mantidos em cativeiro na Alemanha, serão repatriados para o Brasil no final deste mês. Eles estão em quarentena e já passaram por todos os exames exigidos pelo Ministério da Agricultura. Em abril, será feita a repatriação de um novogrupo a partir da Espanha. Ontem (4), o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acompanhou a transferência de um casal de ararinhas na Europa.

Com toda essa movimentação, o Cemave, que coordena o Plano de Ação Nacional (PAN) de Conservação da Ararinha-Azul, espera que as aves se reproduzam logo eaumentem a população em cativeiro, criando condições para que a reintrodução à natureza seja feita antes mesmo de 2017, meta prevista inicialmete. “Essa possibilidade já vem sendo discutida nas reuniões do comitê gestor do PAN”, disse João Luiz, chefe do Cemave.

A ararinha-azul é considerada extinta na natureza desde 2000. Atualmente, há no mundo apenas 79 indivíduos, mantidos em programas decativeiro. A maioria encontra-se em mantenedores no exterior e somente cinco compõem a população reprodutiva no Brasil. A história de uma ararinha domesticada, descoberta nos EUA em 2002, quando ela já era considerada extinta na natureza, inspirou o cineasta brasileiro Carlos Saldanha a fazer a animação “Rio”, sucesso de bileteria no ano passado.

Transferência

Na segunda-feira, o Cemavecoordenou a transferência de um casal de ararinhas-azuis – o macho Lampião e a fêmea Bonita – da Fundação Loro Parque, em Tenerife, na Espanha, para a sede da Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP), na Alemanha. O objetivo de ações como essa, segundo a analista Camile Lugarini, que acompanhou os trabalhos, é aprimorar, ao máximo, o pareamento e melhorar os índices reprodutivosda população em cativeiro.

As ararinhas foram embarcadas em um jato fretado especificamente para esse fim, o que garantiu o transporte separado de outros animais e com menos estresse. A viagem durou cerca de nove horas. Ao chegarem à ACTP, as aves foram colocadas diretamente na quarentena. “Elas não mostraram sinais de estresse, alimentaram-se durante o voo e passam bem”, informou Camile.Plano nacional

O PAN da Ararinha-Azul foi instituído pelo ICMBio em fevereiro do ano passado. Prevê uma série de medidas para aumentar a população manejada em cativeiro e recuperar e conservar o habitat de ocorrência histórica da espécie até 2017. Para isso, o projeto Ararinha na Natureza desenvolve ações nas comunidades do município de Curaçá, na Bahia.

O grande desafio do plano é manejara população em cativeiro como uma população única, geneticamente viável e com crescimento considerável de, no mínimo, seis indivíduos ao ano. A espécie possui baixos índices reprodutivos. Os mantenedores que têm obtido melhores índices de nascimento são a Al Wabra Wildlife Preservation, no Qatar, e a ACTP, na Alemanha.

Origem: Biologias
Fonte(Referências):http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3670-volta-a-natureza-da-ararinha-azul-mais-perto.html

Novo hidrogel antimicrobiano combate biofilmes e bactérias multirresistentes
Material sintético é ativado pela temperatura corporal

Investigadores da IBM e do Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia (IBN) de Singapura acabam de revelar o lançamento de um hidrogel antimicrobianoque promete combater os biofilmes e erradicar por completo as bactérias transmitidas por contacto que já desenvolveram resistência a medicamentos.

O hidrogel sintético, ativado pela temperatura corporal, é biodegradável, biocompatível e não-tóxico, tornando-se no método ideal para combater episódios de risco para a saúde dos profissionais hospitalares, visitantes e pacientes. O estudo foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioma Pampa
  • Bioma pampa
  • Bioma pampa
  • bioma pampa
  • Bioma Pampas
  • bioma pampa
  • Bioma
  • Bioma Pampa 1.3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!