BIOMA DO CERRADO FOCADO NA CHAPADA DOS GUIMAR ES

3584 palavras 15 páginas
INTRODUÇÃO

Um bioma trata-se de uma área do espaço geográfico com dimensões de até mais de um milhão de km quadrados que tem características tais como uniformidade de um macro clima definido, uma determinada fitofisionomia ou formação vegetal, de uma fauna e outros organismos vivos associados, e de outras condições ambientais, como altitude, solo, alagamento, fogo, entre outros.
Para ser classificado como bioma o espaço deve ter características especificas e que apresentam certo nível de homogeneidade onde as populações de organismo de fauna e flora interagem entre si e o ambiente.(COUTINHO,2006). Consideramos a ocorrência de seis grandes biomas: o Cerrado, os Campos,a Floresta Atlântica e de Araucária , a Caatinga , Floresta Amazônica e Pantanal.
Neste trabalho o bioma do Cerrado que abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso ,Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Parana, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves do Amapá, Roraima e Amazonas. Nosso foco será o estudo do bioma do cerrado da região que compreende a Chapada dos Guimarães, situada no estado do Mato Grosso, pois trata se de uma região que possui vários sítios arqueológicos e palentológico, nascente, e cachoeiras diversas, além de possuir também um Parque Nacional com área de proteção ambiental, duas reservas estaduais, parques municipais, e imóveis tombados pelo Iphan e vários espécies edêmicas.
E importante ressaltar que a região também, é bastante conhecida pelo clima tropical e por possuir um recorde de ter a segunda menor temperatura do estado do Mato Grosso. Além disso sua área traz um relevo onde se originam as áreas quartozas, e principalmente, de segmentos do terciário-quartenário que originam, latos solos vermelhos e amarelos. Sua vegetação compõe-se pela savana e o cerrado com floresta de galeria, submontanhas ,onde são comuns a presença no seu

Relacionados

  • GA
    193089 palavras | 773 páginas
  • Ciencias socias resenha
    160807 palavras | 644 páginas