BIOLOGIA

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015

EEEP Professor Antônio Valmir da Silva

Assunto: Aula de campo / Parque Botânico
Disciplina: Biologia
Profº: Cicero Matos
TEM / Integral / 3º Ano

Alunos:
Juliana Azevedo Nº 20
Wellington Lima Nº 09
Jorge Teixeira Nº 17






Caucaia, 28 de Abril
De 2015.
1. INTRODUÇÂO
Este trabalho abordará nossas experiências, baseada na aula de campo, que nos proporcionou informações sobre vários tipos devegetação, verificando a área preservada no Parque Botânico do Ceará que hoje compõe uma vasta diversidade, com ênfase em espécies de fauna e flora, e unidades de conservação de mudas.
























2. DESENVOLVIMENTO

A criação do Parque Botânico justificou-se pela recuperação e manutenção de áreas preservadas do complexo vegetacional litorâneo, composto por vegetação de tabuleirolitorâneo, com representantes da mata de tabuleiro, cerrado, caatinga e uma parte de manguezal oriundo do Rio Ceará.

BIOMAS
Mata de Tabuleiro
Muitos pensam que o Ceará está representado somente pelo ecossistema da Caatinga. Não é verdade existe nesse estado uma diversidade de sistemas ecológicos, mesmo que remanescentes, como a Mata de Tabuleiro. A Mata de Tabuleiro é uma mata úmida, graças aosventos carregados de vapor de água que sopram do mar. No estado do Ceará está restrita a poucos locais devido à urbanização das zonas próximas a Fortaleza. Na capital, um local que ainda preserva sua vegetação é o Campus do Pici na Universidade Federal do Ceará.
Manguezal
O Brasil possui uma costa litorânea de mais de sete mil km de extensão em linha continua. A paisagem do litoral brasileiro é bemdiversificada, composta por várias ilhas: recifes, costões rochosos, baías, estuários, brejos e falésias. Localizado em vários pontos da costa brasileira, sendo mais comum onde o mar se encontra com as águas doces dos rios. O Manguezal é caracterizado por ser uma área alagada de fundo lodoso e salobro. Entre os principais animais encontrados no mangue estão o caranguejo e a ostra.
Cerrado
O Cerradoé o mais antigo bioma brasileiro. Fala-se que sua idade é de aproximadamente 65 milhões de anos. É tão velho que 70% de sua biomassa está dentro da terra. Por isso, se diz que é uma “floresta de cabeça pra baixo”. Por isso, para alguns especialistas, o Cerrado não permite qualquer revitalização. Uma vez devastado, devastado para sempre. Por isso, se diz que é uma “floresta de cabeça pra baixo”.Por isso, para alguns especialistas, o Cerrado não permite qualquer revitalização. O Cerrado é ainda a grande caixa d’água brasileira. É do Planalto Central que se alimentam bacias hidrográficas que correm para o sul, para o norte, para o oeste e para o leste.
Caatinga
Há aproximadamente 260 milhões de anos, toda região onde hoje está o semiárido foi fundo de mar, mas o bioma caatinga é muitorecente. Há apenas dez mil anos atrás era uma imensa floresta tropical, como a Amazônia. Para conhecer bem esse bioma do semi-árido brasileiro, basta fazer uma visita ao Sítio Arqueológico da Serra da Capivara, no sul do Piauí. Ali estão os painéis rupestres, com desenhos de preguiças enormes, aves gigantescas, tigres-dente-de-sabre, cavalos selvagens e tantos outros. No Museu do Homem Americano estãomuito de seus fósseis. Com o fim da era glacial, há dez mil anos atrás, também acabou a floresta tropical. Ficou o que é hoje a nossa Caatinga. A Caatinga é muito rica em biodiversidade, tanto vegetal quanto animal, sobretudo de insetos.
O local mostra uma vegetação arbustiva, normalmente densa, com algumas árvores emergentes constituídas pelas chamadas matas escleromórficas, na qual sãoflorestas de clima temperadas, com verões quentes sem chuva e uma precipitação em torno de 500 a 1000 mm/ano, concentrada no inverno, que é frio, mas não ocorre congelamento. A vegetação apresenta folhas esclerificadas.

MUDAS DE PLANTAS/ ESPÉCIES DE FAUNA E FLORA

Moringa Oleífera (Moringaceae)
É uma planta originária da Índia é considerado por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!