Biologia Geral

Páginas: 6 (1416 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015

Disciplina de Biologia Geral
Profa. Márcia Noélia Eler
Tutor Paulo Jacques Mialhe

AA6 - ANNELÍDEOS

Anelídeos
1. Introdução
Os Anelídeos são vermes que apresentam o corpo segmentado, um gânglio controla cada segmento, onde cordões nervosos ligados aos gânglios coordenam seu funcionamento. A maioria dos anelídeos não possui nenhuma proteção rígida no corpo o que deixa sua pele permeável paraa realização de trocas gasosas como o meio ambiente, dessa forma, esses indivíduos ficam restritos a ambientes úmidos, pois em locais secos sua pele perde água rapidamente (SADAVA, 2009). Possuem sistema digestivo completo e um sistema circulatório fechado, o primeiro grupo entre os animais. Podem ser terrestres, marinhos e de água doce.
Os Anelídeos estão separados em três grupos:
- Polychaeta:(Minhocas-do-mar) seres geralmente de ambiente marinho, mas com representantes em água doce; possuem cerdas no corpo, que por sua vez é alongado e utilizam essas cerdas para locomoção. Grande maioria de vida livre, porém algumas espécies constroem tubos em substratos e passam a viver nele, não é hermafrodita. Alguns poliquetas marinhos são utilizados para pescaria e alimentação.Exemplos: Brachiomma nigromaculata, Hermodice carunculata e Nereis riisei.
- Oligochaeta: (Minhoca) seres de ambiente aquático e terrestre; poucas cerdas, com corpo cilindrico; todos os representantes são hermafroditas, os espermatozoides são trocados durante a cópula, os ovos são liberados num casulo fora do corpo do indivíduo, quando o desenvolvimento está completo os ovos eclodem e vermes iniciam imediatamente umavida independente (SADAVA, 2009). Exemplos: Glossoscolex paulistus e Lumbricus terrestris.
- Hirudinida – (Sanguessugas) são ectoparasitas; desprovidos de cerdas, também hermafroditas. Os segmentos de cada extremidade do corpo são modificados e funcionam como ventosas que auxiliam na locomoção das sanguessugas; vivem em ambientes terrestres ou de água doce. A sanguessuga faz uma incisão nohospedeiro por onde sai sangue, ela lança uma substância anti-coagulante que faz com que o sangue continue saindo, esse animal é capaz de dobrar de tamanho várias vezes para ingerir o máximo de sangue possível (SADAVA, 2009). Exemplo: Aedes ftuviatilis e Culex quinquefasciatus.
Antigamente as sanguessugas eram usadas para fazerem sangria nas pessoas, para tirar o “sangue ruim” causador de doenças. Hojeessa técnica não é mais empregada, mas uma espécie de sanguessuga Hirudo medicinalis, é usada para reduzir pressão dos fluídos e prevenir coagulação em tecidos danificados.
 
2. Pesquisar e discutir a importância das minhocas para a melhoria e manutenção da sustentabilidade dos agroecossistemas; pesquisar e discutir as formas de avaliação da comunidade de minhocas no solo e sua utilização comoferramenta em avaliações ambientais, pesquisar e discutir a importância da utilização das minhocas como organismos bioindicadores da qualidade de solos afetados pelas práticas de manejo.
Ao realizar seus movimentos, dentro e entre os horizontes, as minhocas revolvem o solo arejando e descompactando-o, ajudando assim em uma melhor infiltração de água, nutrientes e também para evitar erosões. Duranteo processo da digestão, decompõem material orgânico produzindo húmus, adubo natural rico em proteína, nitrogênio, cálcio, magnésio, fósforo, entre outros nutrientes. Logo, a presença delas indica um solo fértil e saudável pelos agricultores (Schiedecket al., 2009a; Lima e Brussaard, 2010). Na Inglaterra, como fala Álvaro Oppermann em sua reportagem, elas estão sendo usadas para transformarexcremento humano dos esgotos em adubo inodoro, além de que com a oxigenação que elas provocam no solo fazem crescer colônias de bactérias que degradam uma substância que está presente nos plásticos e tintas.
Segundo Fragoso et al. (1999), as minhocas representam entre 40% a 90% da biomassa de macrofauna na maioria dos ecos­sistemas tropicais, onde contribuem para a manu­tenção da fertilidade do solo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia geral
  • Biologia geral
  • Biologia geral
  • Biologia Geral
  • Biologia geral
  • Biologia geral
  • biologia geral
  • Geral biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!