Biografia de Tales de Mileto

Páginas: 19 (4668 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Tales de Mileto

Tales de Mileto
Pré-socráticos

Nome completo:
Θαλής ὁ Μιλήσιος
Escola/Tradição:
EscolaJônica, Escola de Mileto, Naturalismo
Data de nascimento:

624 ou 625 a.C.
Local:
Mileto, atual Turquia
Data de falecimento:

556 ou 558 a.C.
Principais interesses:

Metafísica, Ética,Matemática, Astronomia
Trabalhos notáveis:

Água como "physis",teorema de Tales,considerado o pai daciência e da filosofia ocidental
Influências:
Pitágoras, Anaximandro,Anaxímenes

Tales de Mileto (em grego antigo: Θαλῆς ὁ Μιλήσιος) foi um filósofo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558a.C..

Tales é apontado como um dos Sete Sábios da Grécia Antiga. Aos Sete Sábios da Grécia eram atribuídas grandes quantidades de máximas e preceitos - sentenças proverbiais, que eram por todos conhecidas. Algumas eram tão famosas que foram inscritas no templo de Apolo em Delfos. A lista dos Sete sábios não foi sempre a mesma, mas a mais difundida, do tempo de Platão, é a seguinte: Tales deMileto, Periandro de Corinto, Pítaco de Mitilene, Bias de Priene, Cleóbulo de Lindos, Sólon de Atenas e Quílon de Esparta.

A história posiciona os Sete Sábios da Grécia (gr: οἱ ἑπτὰ σοφοί) no período da fundação das pólis, que pode ser traduzido por "cidade", termo que dá origem à palavra "política". Neste período (séculos VII e VI a.C.) desenvolve-se o conceito de política, tal qual a entendemosatualmente, como também as bases da cultura ocidental.

No parágrafo VII de sua obra República, de 51 a.C., Cícero escreve: "Os sete homens a quem os gregos chamaram de sábios foram todos versados na administração pública; e, realmente, em nada se aproxima tanto a virtude humana da divina como a fundação de novas nações ou a conservação daquelas já fundadas".

Fora do âmbito mítico, vinte edois homens foram citados como pertencentes ao grupo dos sete sábios, são eles: 
Tales;
Pítaco;
Bias;
Sólon;
Quilon de Esparta;
Cleobulo;
Periandro;
Míson;
Aristodemo;
Epiménides;
Leofanto;
Pitágoras;
Anacarses;
Epicarmo;
Acusilau;
Orfeu;
Pisístrato;
Ferecides;
Hermióneo;
Laso;
Panfilo;
Anaxágoras.

Nunca houve um consenso entre os historiadores, os únicos que semprepertenceram ao grupo são os quatro primeiros da lista.

Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Escola da filosofia grega centrada na cidade de Mileto, na Jônia, nos séculos VI e V a.C.. Embora a Jônia tenha sido o centro da filosofia ocidental, os filósofos que ela produziu, incluindo Tales, Anaximandro, Anaximenes, Heráclito, Anaxágoras, Arquelau e Diógenes de Apolônia, tinham pontos de vistatão divergentes que não se pode dizer que tenham pertencido, stricto sensu, a uma escola filosófica específica. O que fez com que certa vez Aristóteles os chamasse de physiologoi, significa "aqueles que discursavam sobre a natureza", porém jamais os classificou numa "escola jônica". A classificação foi feita pela primeira vez por Sócion, historiador da filosofia do século II. Por vezes sãodesignados como cosmologistas, já que quase todos eram fisicalistas que tentavam explicar a natureza da matéria.

Enquanto alguns dos filósofos classificados nesta escola também são incluídos na escola milésia de filosofia, outros têm uma classificação mais problemática.

A maior parte dos cosmologistas acredita que embora a matéria possa mudar de uma forma para outra, toda a matéria tem algo em comum,inalterável. Não concordavam no que seria isto, partilhado por todas as coisas, e nem faziam experimentos para descobrir, mas utilizavam-se da racionalização abstrata, no lugar da religião ou da mitologia, para se explicar, tornando-se assim os primeiros filósofos da tradição ocidental.

Filósofos posteriores ampliaram seus estudos, incluindo outras áreas do pensamento. A escola eleática,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tales de Mileto
  • Biografia de pitágoras, aristóteles, e tales de mileto.
  • Tales de mileto
  • Tales de Mileto
  • tales de mileto
  • Tales de mileto
  • Tales de mileto
  • Tales de mileto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!