Bioética e Eutanasia

Páginas: 7 (1607 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014

BIOÉTICA E EUTÁNASIA









UNIVERSIDADE PAULISTA
SÃO PAULO –2013







BIOÉTICA E EUTÁNASIA
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Biossegurança do curso de odontologia, ministrado pelo professor Bruno Caputo.




UNIVERSIDADE PAULISTA
SÃO PAULO –2013

INTRODUÇÃO
Muito se fala sobre eutanásia hoje em dia,ouvimos talpalavra em discussões jurídicas,morais,em conversas do dia a dia, e no ramo hospitalar, mas o que é eutanásia? Eutanásia nada mais é do que uma forma de apressar a morte de um doente desligando as maquinas que o mantem vivo, sem perspectiva de melhora, sem que o enfermo sinta dor ou sofra. Tal ação deveria ser praticada por um médico com o consentimento do doente, ou de sua família, porém nem sempreisto acontece.


BIOÉTICA E EUTANÁSIA

Segundo Whiting, a decisão de vida ou morte cabe somente à pessoa e está relacionada a fatores pessoais e religiosos, porém a questão fica ainda mais complexa quando o individuo em questão está em coma, inconsciente. E quando se tratam de crianças, será que elas podem expressar seu desejo de viver ou isso cabe a seu responsável legal? É aí que entra abioética.

As questões relativas ao bem-estar da vida da pessoa no ramo da ética são chamadas de bioética. Com todo seu caráter multidisciplinar que envolve desde ciências sociais até além da teologia, a bioética ainda não consegue impor dogmas relativos ao fim da vida, pois existem múltiplas respostas para inúmeros pontos de vista a serem considerados. A bioética enxerga que não há um preceitosobre essas questões, ou seja, não há um manual de como proceder nesses casos, entretanto não admite um relativismo absoluto, sendo assim, Wooddell e Koplan apontaram que há diferentes "tipos" de eutanásia que devem ser considerados:
Eutanásia ativa: ação que causa ou acelera a morte.
Eutanásia passiva: a retirada dos procedimentos que prolongam a vida.
Eutanásia voluntária: a ação que causa amorte quando há pedido explícito do paciente
Eutanásia involuntária: ação que leva à morte, sem consentimento explícito do paciente
Suicídio: ação que o sujeito faz contra si próprio, e que resulta em morte.
Suicídio assistido: quando há ajuda para a realização do suicídio, a pedido do paciente. Esta situação é considerada crime, do ponto de vista legal.
Suicídio passivo: deixar de fazer algumaação, podendo resultar em morte; por exemplo, não tomar medicação. 


Todas essas questões nos levam a refletir no que diz respeito a direito e religião. O suicídio, por lei, é crime no Brasil, por ser um atentado a vida. Sendo o Brasil um país laico e membro da ONU, instituição internacional cujos princípios são a própria Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, deveria, juridicamente,obedecer aos artigos, porém , no tema eutanásia há uma contradição encontrada no artigo 4 - "A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos." - a morte neste caso seria algo prejudicial ou beneficente?

Do ponto devista a favor, ela seria uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra num estado muito crítico e sem perspectiva de melhora, dando ao paciente o direito de dar fim a sua própria vida.
Já do ponto de vista contra, a eutanásia seria o direito ao suicídio, tendo em vista que o doente ou seu responsável teria o direito de dar fim a sua vida com a ideia de que tal atoaliviaria sua dor e sofrimento.

O primeiro caso relatado oficialmente de eutanásia foi o de Robert Dent, 66 anos, carpinteiro, natural e residente em Darwin/Austrália, estava com câncer de próstata desde 1991, estava anêmico e emagreceu 25kg, foi a primeira pessoa na mundo a obter uma autorização para eutanásia com ampara legal. Morreu, após conversar e almoçar com sua esposa, utilizando injeção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioética- Eutanásia
  • Eutanasia Bioetica
  • Bioética
  • Bioetica Eutanasia
  • Bioética
  • Bioética
  • Bioética: a eutanásia
  • Eutanásia e Bioética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!