Billy elliot - resumo e análise sociológica

Páginas: 7 (1557 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2013
Billy Elliot
Resumo e Análise Sociológica do Filme

Billy Elliot é um filme de grande interesse a nível da sociologia, visto que trata, como foi já referido anteriormente, a história de um pré-adolescente - Billy Elliot de onze anos - que descobre no ballet a sua real vocação contrariando tudo aquilo quese espera de um rapaz naquela época e na sociedade em que se integra.
Este filme passa-se em 1984, ano em que o Governo de Margaret Thatcher (conhecida como a Dama de Ferro e grande opositora dos sindicatos) ficou marcado pela histórica greve dos mineiros (1984-85), que terminou com a derrota dos grevistas, embora tenha abalado o seu Governo.
Billy Elliot faz parte de uma família demineiros. Vive-se uma atmosfera de tensão na pequena cidade mineira do norte de Inglaterra onde este reside com a sua avó já doente, com o seu pai viúvo e com o seu irmão. Os trabalhadores das minas, que se encontram em greve, atacam aqueles que insistem em trabalhar, entrando também em conflito com a polícia local no seguimento da ideologia sindical e em prol de melhores condições de trabalho. O irmãomais velho de Billy é exemplo de um jovem que não se conforma com a situação que se vivia no momento, abraçando com todas as suas forças o ideal sindicalista, colocando-se na linha de frente, enfrentando a repressão policial e sendo um dos representantes do movimento.
No meio de todos esses confrontos, encontra-se o pequeno Billy, que frequenta uma escola de boxe no seu bairro, atividade tambémrealizada pelos outros rapazes da sua idade. No entanto, o ginásio onde Billy treina boxe é partilhado com uma professora que dá aulas de ballet às meninas da sua localidade. Praticamente todos os rapazes reprimem o ballet, acreditando que essa atividade se aplica apenas às raparigas, ou aos homossexuais. Mas Billy sente-se tocado pela música e pelos movimentos, e com o aumento da sua atração peladança, abandona o boxe e passa a frequentar as aulas de ballet iniciando uma amizade com a professora, uma ex-bailarina, que o irá proteger e ajudar a evoluir na sua promissora carreira.
Acontece que, quando a sua humilde família descobre a sua verdadeira paixão, não aceita o ballet como atividade para um rapaz como Billy pois os preconceitos falam mais alto. O pai de Billy, um mineiroextremamente machista tal como todos os outros, que acredita que a virilidade do filho deve ser expressa através dos “socos do boxe”, proíbe-o de participar nas aulas de ballet, levando-o a ter aulas às escondidas. Agindo desta forma, não respeita o caminho e modelo de vida eleitos pelo filho deteriorando a relação entre eles.
No entanto, Billy entrega-se completamente à sua paixão pela dançaexpressando-se por passos e gestos numa relação tão intensa que em muitas cenas é incapaz de controlar os movimentos de seu corpo, mesmo diante da repressão imposta pela família. É depois do seu pai o ver a dançar, que se convence a apoiá-lo e a ajudá-lo a alcançar o sonho de ser bailarino, acompanhando-o a uma audição para entrar na Royal Ballet School em Londres para qual é selecionado.
O filme terminacom um espetáculo de ballet em que Billy participa, contando com a presença emocionada do seu pai, do seu irmão e do seu amigo de infância, passados alguns anos.
O filme Billy Elliot quebra o tabu sobre a orientação sexual dos bailarinos, discutindo a homossexualidade e os seus preconceitos.


Normas e valores próprios da socialização de Billy Elliot
Por socialização entende-se, umprocesso de interiorização dos valores e das normas de uma determinada sociedade, ou seja, uma interiorização dos papéis sociais por parte do sujeito social.
Assim, de Billy Elliot é esperado por parte dos que o rodeiam que interiorize os valores e as normas que desde pequeno lhe foram transmitindo, consciencializando-se dos seus papéis sociais. Deve ser então um rapaz interessado em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo filme Billy Elliot
  • Análise do filme Billy Elliot
  • Resumo do filme billy elliot
  • analise do filme billy elliot
  • Resumo do filme Billy Elliot
  • Billy Elliot resumo e reflexão pessoal
  • Billy Elliot
  • billy elliot

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!