Beneficiamento da casca do coco verde

Páginas: 6 (1441 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2015
Beneficiamento da casca do coco verde

Um fruto muito consumido nas praias brasileiras é o coco.
O coco pode ser usado na agroindústria que produz derivados, como coco ralado e leite de coco, e os repassam para as grandes empresas de iogurtes, sorvetes, biscoitos, entre outros. Outra parte é destinada para a indústria engarrafadora de coco verde, e também para as pequenas companhias quecomercializam os frutos verdes e secos. Por fim, esses últimos tipos vão para os mercados regionais e para as barracas e quiosques das praias.
Esses destinos acabam aproveitando somente a água e a polpa do coco e deixam de lado as cascas, que representam 80% do peso total do fruto. O que acaba acontecendo é o descarte incorreto das cascas em aterros sanitários ou até nos rios, onde permanecem porcerca de dez anos até se decomporem totalmente.
Além de dar um fim às cascas de coco, essa tecnologia vai ajudar a diminuir o lixo nas praias. Isso porque o resíduo em questão e as polpas representam de 70% a 80% do lixo das praias do nordeste.
O processo em si.
O processo transforma a casca do coco verde em pó e em fibra. A primeira etapa é a trituração, utilizando um moinho de facas, emseguida o material é prensado o objetivo é reduzir a umidade da casca do coco que chega a 85% do seu peso. Depois da prensagem a máquina selecionadora faz a separação do pó e da fibra, o material é turbilhonado ao longo do eixo da máquina, que faz com que o pó, caia pela chapa perfurada e a fibra saia no fim do percurso.
O conjunto de equipamentos tem capacidade para 3 mil cocos por hora, o quesignifica algo em torno de 800kg de pó, e 350kg de fibra.
O pó pode ser utilizado como substrato para plantas é um meio de cultivo 100% natural, indicado para germinação de sementes, propagação de plantas em viveiros, cultivo de flores e hortaliças, ele ajuda no desenvolvimento da planta e aumenta a produtividade, o material tem alta capacidade de reter a umidade, o que reduz os custos deirrigação.
Outra forma de uso é no artesanato, compondo uma massa moldável, pode originar uma variedade de produtos, com a fibra é possível fabricar vasos, placas e bastões, para o cultivo de diversas espécies vegetais, além de substituir produtos tradicionais à base de barro, cimento e plástico, a fibra é uma alternativa aos subprodutos extraídos da samambaia açu, espécie vegetal da mata-atlântica,ameaçada de extinção.
A confecção de artesanato variável é uma outra forma de aproveitamento da fibra da casca do coco verde,

Pode-se usar a casca do coco verde, como matéria-prima para:
_Briquetes: que fornecem energia menos danosa ao meio ambiente.
_Vasos, xaxim, luminárias, abajur, e diversos objetos de decoração. (Foto ilustrativa)


_Caixas ecológicas para alimentos:



Site:http://www.materiaincognita.com.br/embalagem-brasileira-premiada-em-concurso-internacional-de-design/#axzz3SUiZANLO

_Painéis de fribra natural:

As numerosas vantagens ambientais e econômicas dos aglomerados nos ensinaram a ver graça nas siglas MDF e MDP. O significado delas, respectivamente, é Medium Density Fiberboard (painel de fibras de média densidade) e Medium Density Particleboard(painel de partículas de média densidade). Ambas substituem a madeira maciça, sobretudo na fabricação de móveis e divisórias, reduzindo a pressão de desmatamento em nossas florestas naturais.
Ainda assim, a principal matéria prima desses aglomerados é madeira: fibras ou partículas de eucaliptos e pinheiros de reflorestamento. E no processo de produção há risco de intoxicação dos trabalhadores,pelo formol liberado durante o uso de umaresina derivada do petróleo, um formaldeído.
Para substituir a madeira e a resina tóxica, o pesquisador Juliano Fiorelli iniciou o estudo de alternativas na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP), campus de Pirassununga. Engenheiro civil com mestrado e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais, ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destinação de cascas de coco verde
  • Reciclagem da casca do coco verde
  • Artigo: REUTILIZACAO DA FIBRA DA CASCA DO COCO VERDE
  • Extração de metais pesados utilizando a casca de coco verde e a quitosana
  • Coco verde
  • coco verde
  • compostagem com casca de coco
  • Pó casca de coco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!