BARREIRAS

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
Barreiras técnicas ao comercio no âmbito das negociações do Acordo Estratégico de Integração Econômica Brasil – México.
Brasil e México se destacam como as duas principais economias da América Latina, ocupando respectivamente a nona e a decima quarta posições em termos do produto interno bruno em 2010, na lista do Fundo Monetário Internacional. Ambas tem participação ativa no G-20 Financeiro eno G-20 dos países em desenvolvimento.
No continente americano o México esta entre os três membros do Tratado Norte- Americano de Livre Comercio (NAFTA), ao lado dos EUA e do Canadá, enquanto que o Brasil se destaca como potencia regional da América do Sul, liderando, a um só tempo o Mercosul e a Unasul. Desde o final de 2008, em meio a crise econômica dos EUA, as duas potencias iniciaram umprocesso de aproximação, tendo como objetivo comum, obter maior integração da América Latina. As relações entre o Brasil e o México visando a assinatura do Acordo Estratégico de Integração Econômica, impacta positivamente não só o relacionamento bilateral mas também o desenvolvimento da América Latina. O estudo visa a subsidiar as negociações sobre Barreiras Técnicas ao Comercio( TVT), um temaessencial e sempre presente no estabelecimento de acordos regionais.
Contextualização das relações econômicas internacionais do México.
A partir da década de 1930 o México adotou uma politica de industrialização substitutiva das importações. Essa iniciativa enquadra-se em uma estratégia nacionalista, que visava o desenvolvimento do país. Como por exemplo, a nacionalização da indústria de petróleoem 1938 por Lázaro Cárdenas. Vale ressaltar que esse enfoque mais nacionalista foi possibilitado pela conjuntura internacional as vésperas da Segunda Guerra Mundial (1939-45).
Da década de 1940 a década de 1970, o México passou por um período de significativo crescimento econômico, se tornando autossuficientes em vários bens de consumo. A partir da década de 1970 o aumento dos gastos fiscais e acrise do petróleo elevaram a inflação e desequilibraram a balança de pagamentos. Como consequência o governo mexicano uma significativa desvalorização do peso (moeda utilizada). A situação do México continuou a deteriorar-se, culminando na crise de 1980.
A crise econômica que se iniciou no México espraiou-se para os demais países Latino-americanos, tornando os anos 1980 conhecidos como a”década perdida”. Inflação, baixo crescimento ou recessão e dificuldades crescentes de honrar os compromissos externos caracterizaram o período. No México em decorrência da crise, observa-se o inicio da abertura comercial do país durante a presidência de Miguel de La Madrid. Esse quadro começa a ser alterado em 1983, mediante a realização de uma abertura unilateral, acabando com as autorizações previaspara a importação.
Em 1986, dando continuidade ao seu programa de liberação comercial, o México aderiu ao GATT (acordo geral sobre tarifas e comercio). Em contraste com o Brasil, que foi um dos signatários do GATT em 1947, o México levou quase 40 anos para integrar ao acordo. Até o presente, essas negociações resultaram na assinatura de 11 acordos comerciais envolvendo mais de 40 nações. Aexperiência acumulada ao longo dessas negociações levou o México a formar uma equipe de negociadores comerciais de alto nível.
Firmado em 1994, o NAFTA visava a promover profunda liberalização do comercio e dos investimentos entre o México, os EUA e o Canadá. O NAFTA foi o primeiro grande acordo comercial entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Estão inclusas clausulas trabalhistas eambientais, Proteção da propriedade intelectual e um mecanismo de resolução de disputas, o que lhe tornou diferente de outros arranjos de livre comércio. Entre os 11 acordos comerciais firmados até agora pelo México, o NAFTA foi o mais importante para o país servindo como base para a negociação dos demais acordos.
O impacto do NAFTA sobre o México, revela dois lados : por um lado o país ampliou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barreiras
  • barreiras
  • a barreira
  • BARREIRAS
  • corrida com barreira
  • Barreiras em negociações
  • As Barreiras à Comunicação
  • quebrando barreiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!