Engenharia

Páginas: 2 (322 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas asetapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados,o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia asequipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudançasde temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de umedifício.
A cada ano, as universidades brasileiras formam 40 mil engenheiros. Mas, para atender à demanda do mercado, deveria formar 90 mil. Nos próximos cinco anos, o país precisará contar com 300 milengenheiros de todas as áreas. E uma das mais importantes e carentes é a da Engenharia Civil.
Vários jovens optam pela Engenharia porque gostam de matemática ou física. De fato, esta tem sido uma dasargumentações mais frequentes dos vestibulandos de Engenharia, mas ela não reflete o que é o curso na realidade. É importante lembrar que há várias modalidades de Engenharia (Civil, Elétrica,Computação, Mecânica, De Minas, Metalúrgica, Química, Do Petróleo, Ambiental...) e cada uma tem suas particularidades. O teste a seguir foi criado com o objetivo de fazer você refletir e, de certa forma,prepará-lo para o futuro exercício da profissão. Escolha apenas uma resposta para cada pergunta e depois confira o resultado. Importante: testes deste tipo não têm validade científica – são apenas um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!