Banco central

Páginas: 18 (4427 palavras) Publicado: 23 de julho de 2013
Introdução
A missão do banco central do Brasil é assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda em um sistema financeiro sólido e eficiente
Na maior parte dos países economicamente relevantes, a principal função da autoridade monetária é garantir a estabilidade de preços, evitando a perda do poder de compra da moeda. Isso representa, em ultima instância, proteger a sociedade, impedindo atransferência de riqueza da população para o governo por intermédio de processos inflacionários, conhecido como senhoriagem (fonte de recursos sem a necessidade de se criar mecanismos formais de arrecadação ou cobrança e sem ter de ir a publico se justificar).
Na economia a riqueza não acaba ela é transferida. O valor que é tirado da moeda que está na carteira ou no salário do trabalhador vaipara o governo, através da inflação. O processo inflacionário, via de regra, é uma forma de se transferir recursos da sociedade para o governo, o emissor da moeda.
Exemplo da Alemanha: o Bundesbank é visto como a instituição que protege a sociedade contra os agentes (governo inclusive) que tentam provocar a inflação, ou seja, ele é visto na Alemanha como a instituição que protege a sociedade dosagentes que poderiam causar a inflação. No período entre guerras a Alemanha se desconfigurou por causa da inflação.
Portanto, a inflação (forma de se transferir recursos da sociedade para o governo) é uma forma de governos fracos transferirem recursos, porque com a inflação não precisa ser aprovado em congresso um imposto, ou criar um debate para aumentar o imposto de renda, por exemplo, eenfrentar as resistências a isso. Com a inflação esse processo é mais fácil, a riqueza se transfere para o governo tirando dinheiro das pessoas sem que elas percebam isso. Por isso, o papel do banco central é assegurar a estabilidade e combater a inflação.
O que é um banco central?
É uma instituição de configuração recente, que se formou gradualmente como resposta à instabilidade dos incipientessistemas financeiros. A instituição não surgiu como Banco Central, ela surgiu para responder algumas questões da economia, e com o passar do tempo, suas abordagens na prática bancaria passaram a ser o que hoje são as funções do Banco Central.
1) direito de emissão;
2) banqueiro do governo;
E com o passar do tempo
3) depositário das reservas de outros bancos;
4) prestamista de ultima instancia.Essas eram as funções de outras instituições que mais tarde passaram a definir o que é um banco central.
Como exemplo de concentração destas funções, utilizamos o estereótipo Banco da Inglaterra, fundado como uma sociedade anônima privada no século 17, que é o exemplo mais típico e característico de como essas funções foi se concentrando em um Banco Central.
O direito de banco emissor(direito de emissão) na região de Londres lhe foi concebido em contrapartida ao fato de ter financiado a Inglaterra na guerra contra a França durante a guerra dos 100 anos (banqueiro do governo). A partir disso, ele se tornou um banco mais poderoso e as pessoas tendiam a depositar o seu dinheiro naquele banco, ou seja, um cidadão que tem suas economias preferia depositá-las num banco de maior expressão,em que ele entendia como mais forte ou onde seus recursos estariam mais garantidos. Então, a tendência foi que o Banco da Inglaterra passou a concentrar a maior parte dos depósitos naquela região, e, a partir disso, os demais bancos também foram separando dinheiro para depositar no banco central, para dar segurança para as pessoas poderem fazer negócios com eles. Com isso o banco da Inglaterrapassa a receber o deposito dos outros bancos, e passa a ser o banco dos bancos, que hoje é uma função típica do Banco Central.
Uma prática comum entre os bancos era a de negociação entre bancos de regiões diferentes, como por exemplo, para um banco no sul da Inglaterra fazer um pagamento a um banco no norte da Inglaterra, ele teria que levar o dinheiro até o banco do norte, se precavendo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Banco central
  • banco central
  • Banco central.
  • banco central
  • banco central
  • Banco Central
  • banco central
  • Banco Central

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!