Politica Fiscal

Páginas: 9 (2089 palavras) Publicado: 23 de julho de 2013
Sumário




















1. Introdução

Este trabalho visa a abordagem dos conceitos relativos à política fiscal e sua situação na política atual do Brasil. Veremos o significado de termos como Superávit/Déficit primário e nominal, tipos de posicionamentos que podem ser adotados pelos governos com relação a politica fiscal como Expansionista, Contracionista. Tambémveremos como podemos classificar os tipos de tributação, como em Diretos, Indiretos, Progressivos, Regressivos e Proporcionais.
Veremos também um breve histórico de como surgiu à interferência do governo na economia e como cada vez mais é crescente sua participação tanto para no âmbito social como para o posicionamento e crescimento do país. Dentre das medidas tomados pelo governo para alcançar oresultado esperado pelo pais, também será abordado a conexão existente entre politica fiscal e política monetária.













2. Política fiscal e seu histórico


A Política Fiscal são ações do governo destinadas ao ajuste do seu nível de gastos e com isso monitora e regula a economia de um país, ou seja, é a administração das receitas e despesas do setor público. Podemosafirmar que a economia fiscal e a politica monetária caminham juntas, pois todo governo utilizara as duas em combinação para orientar as metas econômicas de um país. A arrecadação de impostos é a forma que se articula a politica fiscal. Com o aumento dos impostos irá afetar a disponibilidade de moeda no mercado, diminuindo o poder de consumo e de poupança dos particulares (uma das formas utilizadas paracontrolar a taxa de inflação).
As despesas do Governo derivam da prestação de serviços e/ou da produção de bens pelo setor público, tais como o pagamento de salários de funcionários públicos, obras, aposentadorias, etc. Atualmente, o pagamento de juros é a parcela mais significativa dentre os gastos do governo federal no Brasil, juntamente com a previdência privada. As receitas resultam dediversos mecanismos, tais como da arrecadação de impostos e contribuições, venda de títulos públicos e receitas das empresas estatais.
Foi a partir dos estudos de Keynes, posterior a quebra da bolsa de valores em 29 que o estado passou a interferir cada vez mais na economia. Antes disso seguia-se a economia clássica de que o mercado era auto ajustável. O governo passou a regular nível de desemprego,desaceleração de economia, inflação e por fim chegou ao surgimento do “Welfare State”, no qual o estado é o organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção e defesa social.
A politica fiscal afeta a todas as classes, infelizmente em proporções diferentes. Dependendo das orientações e metas políticas dos legisladores, um corte de impostos pode afetar somente a classe média, queé geralmente o maior grupo econômico. Em tempos de declínio econômico e tributação crescente, é esse mesmo grupo que pode ter que pagar mais impostos do que a classe alta. Da mesma forma, quando um governo decide ajustar seus gastos, sua política pode afetar somente um grupo especifico de pessoas. Uma decisão para construir um novo viaduto, por exemplo, dará trabalho e mais renda a centenas detrabalhadores do ramo de construção. Uma decisão para gastar dinheiro na construção de um novo ônibus especial, por outro lado, beneficia somente um pequeno grupo de especialistas, o que não faria muito para aumentar os níveis de emprego.





















3. Conceitos da política fiscal


Para analisar a politica fiscal, iremos ver alguns conceitos e termos utilizadossobre o tema. O primeiro deles é o conceito primário, que são as contas do governo sem incluir os pagamentos de juros de divida externa ou interna e sem ajustes financeiros. O conceito nominal inclui despesas financeiras como pagamento de juros da dívida (interna ou externa), correção monetária e correção cambial.
Para 2013 temos a previsão feita no inicio do ano de que superávit primário será de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • POLITICAS FISCAIS
  • Politica fiscal
  • politica fiscal
  • Politica fiscal
  • Politica Fiscal
  • Politica fiscal
  • Política fiscal
  • Politica fiscal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!