estudante

Páginas: 5 (1052 palavras) Publicado: 23 de julho de 2013
Teoria do vinculo e grupo operativo

Conceito de grupo operativo como "um conjunto de pessoas com um objetivo em comum".
Função essencial do grupo operativo é aprender a pensar, isto é, desenvolver a capacidade de resolver contradições dialéticas, sem criar situações conflitantes, aprender a pensar em termos de resolução de dificuldades criadas e manifestadas no campo grupal e não em cada umdos seus integrantes.

Papel: a estrutura de funcionamento de um grupo qualquer, seja qual for o seu campo de ação, será dada pela interrelação de mecanismos de aceitação e distribuição de papéis. De uma articulação entre o papel prescrito e o papel assumido, surge a atuação característica de cada membro do grupo em frente ao outro.

Destacam-se quatro papéis: o de porta-voz, o de bodeexpiatório , o de líder e o de sabotador.

Porta-voz de um grupo consiste no membro que em um dado momento, denuncia (através da fala, do silêncio ou do gesto) o acontecer grupal, as fantasias que o movem, as ansiedades e necessidades da totalidade do grupo.

Bode Expiatório: membro que se faz depositário dos aspectos negativos e atemorizantes do grupo ou da tarefa, num acordo tácito onde ele secompromete tanto quanto os outros membros. Isto dá origem a mecanismos de segregação e de exclusão.

Líder: depositário de aspectos positivos do grupo. O bode expiatório e o líder estão ligados entre si e um surge como preservação do outro, através de um processo de dissociação.

Sabotador: o líder da resistência à mudança.

No processo de depositar ansiedades, convém definir 3 elementos: odepositante, o depositário e o depositado. (não ficou claro para mim??)

O Grupo Operativo, enunciado por Pichon, postula a existência do ECRO (Esquema Conceitual Referencial e Operativo) que significa:

-esquema de referência próprio de cada integrante do grupo, suas ideologias, experiências, formas de pensar, afetos, que confrontados com os esquemas conceituais referenciais dos outrosintegrantes irá através de um movimento em espiral, configurar um ECRO comum. A aprendizagem do grupo, portanto, estrutura-se como um processo contínuo, com oscilações. A operação final ou o objetivo do grupo terá relação com a tarefa proposta o que, em última instância, implica uma mudança, uma transformação.

A pré-tarefa e a tarefa
A tarefa de um grupo qualquer consiste em elaborar duas ansiedadesbásicas: medo de perda das condutas existentes (ansiedade depressiva) e medo do ataque na nova situação (ansiedade paranóide). Estas duas ansiedades coexistem e se conjugam, configurando a resistência à mudança. Na fase que Pichon denomina de pré-tarefa, o grupo se paralisa. Existem ações ou movimentos grupais que impedem realizar uma ação de transformação. A passagem da pré-tarefa para a tarefarequer elaborar as ansiedades depressivas e paranóides, para aceitar a castração e estruturar a tarefa no tempo e no espaço.

O cone invertido
(Aqui seria importante escanear o cone invertido)
O esquema do Cone invertido permite descrever a operação do grupo. Na base do cone, encontram-se os conteúdos emergentes, manifestos e as situação explícitas. No vértice do cone, estão as situaçõesimplícitas. A espiral representa o movimento dialético de indagação e esclarecimento que vai do explícito ao implícito, revelando os medos básicos subjacentes para interpretar a mudança.

Os membros que assumem o papel de porta-voz trazem algum emergente que, interpretado pelo coordenador ou facilitador, possibilitando o surgimento de outros materiais mais implícitos, o que permite elaborar as fantasiasgrupais.


Abaixo, descrevem-se os vetores para a comunicação e aprendizagem do grupo:

-Primeiro vetor: afiliação
Momento de conhecimento dos integrantes do grupo.

-Segundo vetor: pertenência
O grupo adquire maior integração, o que permite elaborar uma estratégia, tática, uma técnica e logística próprias para a tarefa a ser realizada. Inclui a pontualidade, a assiduidade, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!