Balanço Patrimonial e sua estrutura

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
BALANÇO PATRIMONIAL E SUA ESTRUTURA

O balanço patrimonial tem por finalidade demonstrar a situação financeira e patrimonial da entidade em determinado período, e é composto por três elementos básicos: Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido. O quadro mostra a estrutura básica do Balanço patrimonial, que é balanceada pela equação:
Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.

BALANÇO PATRIMONIALATIVO PASSIVO E PATRIMONIO LÍQUIDO

Estrutura básica do balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é organizado por um Plano de Contas.
O Plano de Contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que ordena de forma objetiva o grupo de contas do Balanço Patrimonial. E cada empresa elabora o seu plano de acordo com suas atividades e a complexidade de suas operações.
As contas do Ativodevem ser ordenadas de acordo com seu grau de liquidez, e as do Passivo de acordo com seu vencimento.

Ativo

O Ativo representa os bens e os direitos de uma empresa e também as demais aplicações de recursos que podem gerar benefícios econômicos presentes ou futuros.
Os bens são: dinheiro em caixa ou depósito em banco, mercadorias para revenda ou materiais em estoque que serãotransformados no processo de produção. Também podem ser bens permanentes que são utilizados no desenvolvimento das atividades, como os edifícios, terrenos, veículos, máquinas, móveis entre outros. Os direitos são contas, duplicatas ou títulos receber, ações, e empréstimos concedidos a terceiros.
No Ativo é registrado tudo que é de propriedade da empresa e que está sob seu domínio. Caso a empresa tenha algumbem alugado, por exemplo, máquina, veículo, prédios, não pode ser considerado Ativo, pois a empresa pode até ter posse destes bens, mas não é de sua propriedade.
O Ativo é subdividido em:
Circulante: São agrupadas no Ativo de acordo com o grau de liquidez decrescente. São as contas que estão em giro, circulação ou movimento constante, exemplo: Caixa, Banco Conta Movimento, Valores aReceber, Estoques, entre outros.
Realizável a Longo Prazo: São os bens e direitos que se transformarão em dinheiro após um ano da datado balanço, provenientes de vendas, empréstimos a sócios, acionistas ou diretores da empresa.
Permanente: Representa os bens que não são destinados a venda e tem certa vida útil. O Ativo Permanente é dividido em três grupos:
Investimentos: que são as aplicaçõesfinanceiras de caráter permanente que geram rendimentos, mas que não fazem parte das atividades operacionais da empresa.
Imobilizado: são os bens de natureza permanente utilizados para a manutenção das atividades principais da empresa, são as ferramentas, veículos, máquinas, instalações, etc.
Diferido: são aplicações que beneficiarão resultados de exercícios futuros.

Passivo

O Passivo sãoas obrigações exigíveis da empresa, são as dívidas que elas têm com terceiros. No momento que estas dívidas vencerem será exigido a sua liquidação.
No ponto de vista dos negócios o passivo tem seu sentido negativo por estar associado às obrigações e dívidas da empresa.
O Passivo é subdividido em:
Circulante: são as obrigações exigíveis que deverão ser liquidadas no prazo máximo de um ano,exemplo, Fornecedores e Salários a Pagar, Encargos Sociais e impostos a recolher, Empréstimos Bancários de curto prazo, entre outras obrigações.
Exigíveis em Longo Prazo: São as obrigações que serão liquidadas com prazo superior a um ano, como, Financiamentos, Debêntures, etc.
Resultado de Exercícios Futuros: Corresponde às receitas que são recebidas antecipadamente diminuindo os custos edespesas a elas correspondentes (geralmente são pouco utilizadas).

Patrimônio Líquido

São os recursos que os proprietários/sócios aplicaram nas empresas mais os resultados gerados pelo desenvolvimento das atividades. Também é considerado como Passivo, mas Passivo não exigível, por ser uma obrigação com os proprietários das entidades.

DRE e seus conceitos gerais

A Demonstração do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura balanço patrimonial
  • nova estrutura de balanço patrimonial
  • Estrutura de balanço patrimonial
  • Estrutura balanço patrimonial
  • “A nova estrutura do balanço patrimonial pela lei 11.941/2009”
  • Estrutura do balanço patrimonial e variações do patrimônio líquido
  • Balanço patrimonial
  • Classificações dentro da estrutura do balanço patrimonial – ativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!