bahf

436 palavras 2 páginas
China do socialismo ao capitalismo
Entre os países que compunham o antigo socialismo a china é o único que tem alcançado altos níveis de desenvolvimento, após a abertura econômico, a china tem acentuado comerciais, isso deu inicio a partir de 1970.
Hoje o ideal chinês, não mais vincula ao socialismo e sim ao desejo de se tornar uma potência mundial no século XXI, e pode superar do seu eterno rival na Ásia, o Japão.

Breve histórico:
Um grande movimento guerrilheiro, liderado por Mao Tse Tung instaurou o regime socialista a partir de 1952, com isso passou a ser uma república popular de economia planificada.
Em 1960 o país passa a ter relações de apoio com a União soviética para desenvolver o setor industrial, nessa mesma década a China deixou de lado a atividade industrial se voltando totalmente para a agricultura.
A partir de 1970 houve uma retomada total da atividade industrial, com elevados investimentos nas industrias de grande porte, doravante houve uma abertura no comércio exterior, gerando saldos positivos na balança comercia, principalmente turístico e investimentos em novas tecnologias, com isso a China se transformar em uma grande potência.

A china atual:
Em 1980 a China entrou em um período intenso crescimento econômico, o governo chinês ofereceu incentivos para instalação de indústrias estrangeiras.
As exportações chinesas saltaram de 3,6 bilhões de dólares em 1978 para 250 bilhões de dólares em 2004, tal crescimento provocou problemas comuns aos países capitalistas, como desigualdade social, desemprego e aumento da pobreza, outro problema são as disparidades regionais nas quais determinadas regiões da China se tornaram mais desenvolvidas e industrializadas do que outras.
Hoje a China é o país mais industrializado do sul, lugar que era ocupado pelo Brasil nos anos 80, e pode se tornar uma das maiores e mais poderosas potencias econômicas, política, militar do mundo.

Texto Explicativo:

Hoje é um dos pais mais complexo do mundo, mas ao

Relacionados

  • Diagnostico de enfermagem nos pos operatorio
    1020 palavras | 5 páginas
  • geometria
    128822 palavras | 516 páginas