Bact Rias Sulforosas

320 palavras 2 páginas
Bactérias sulforosas

São bactérias que realizam o processo de oxidação com o sulfídrico. Ou seja, em seu metabolismo utilizam o enxofre, sulfuretos ou sulfatos.
O H2S sofre oxidação e se transforma em enxofre elementar e água, que libera energia
O enxofre também passa por uma oxidação com água, dando origem ao ácido sulfúrico e libera energia
Exemplos:
As bactérias verdes sulfurosas são bacterias autotróficas, que possuem pigmentos verdes e são necessários para captar a energia solar. Estes agregados são extremamente eficientes na captação e transmissão da energia luminosa.
A sulfobactéria verde é uma bactéria termófila, estas bactérias usam compostos reduzidos de enxofre, tal como o sulfato, durante a fotossíntese como fornecedor de potencial redutor e não a água. Neste tipo de bactérias o dióxido de carbono não é fixado pela rubisco no ciclo de Calvin que não possuem, mas sim, no ciclo do ácido acético invertido ouciclo de Krebs invertido.

As bactérias púrpuras sulfurosas são um grupo de proteobactérias capaz de realizar a fotossíntese. São anaeróbias e frequentemente encontradas em fontes de água quente ou em águas estagnadas. Estas bactérias são tiobactérias - ao contrários das plantas e das cianobactérias, não utilizam água na fotossíntese mas sim o ácido sulfídrico, produzindo enxofre em vez de oxigénio
Fotossintetizadoras
Em 1931, desejando estudar a fotossíntese, Cornelius van Niel observou que bactérias fotossintetizadoras usavam H2S e geravam enxofre como produto.
A equação a seguir mostra as reações fotossintéticas dessas bactérias:

CO2 + 2H2S

(CH2O)n + 2S + H2O

. Ele verificou que as bactérias vermelhas sulfurosas (ou tiobactérias púrpuras) realizavam uma forma particular de fotossíntese em que não havia necessidade de água nem formação de oxigênio. Essas bactérias usam gás carbônico e sulfeto de hidrogênio (H2S) e produzem carboidrato e enxofre.
Essa equação mostra que H2A pode ser a água (H2O) ou o sulfeto de hidrogênio (H2S) e evidencia que,

Relacionados