bacharel

Páginas: 10 (2438 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
1. INTRODUÇÃO
Hoje despontam as empresas que conseguem vender mais, produzir mais, produzir com melhor qualidade e que satisfazem seus clientes. Esse complexo conjunto pode ser obtido trabalhando em suas vantagens, as vantagens competitivas. Essas vantagens são a chave para o sucesso ou fracasso de uma organização. Com a globalização a maioria dos recursos está disponível a preços maisacessíveis para as organizações, um deles é a tecnologia, os processos produtivos têm como propulsor a tecnologia, com esses avanços as organizações enxugam seus quadros a fim de minimizar seus custos, mas a mão de obra tem um crescimento em sua capacidade, que cresce junto aos cortes de pessoal (downsizing), fazendo uma ampliação das competências e responsabilidades da mão de obra remanescente, inserindoo homem como vantagem e um diferencial competitivo.
O homem como se mostra no contexto atual a única vantagem competitiva sustentável e que contêm todas as características descritas por Porter (1989), como fundamentais para o diferencial competitivo. As ações de motivação para a manutenção do capital humano têm a objetividade à retenção dos talentos nas empresas de forma manter o grau decompetitividade.
2. VANTAGEM COMPETITIVA
Há muito tempo desde a invenção da máquina a vapor e a revolução industrial, o homem vem competindo pela liderança no meio empresarial. Henry Ford com os princípios de produção em massa queria reduzir os custos de produção produzindo o mesmo produto sem haver um setup ou uma mudança na característica do produto, o foco da empresa eram os custos de produção,(CHIAVENATO, 2004).
Com o passar do tempo, à visão do produto e dos custos mudaram, pois o mesmo produto já não agradava os clientes que queriam algo inovador. A visão dos custos ainda era extremamente relevante, mas o foco era o cliente, pois ele era a fonte de receita para as empresas. O foco empresarial desta vez era o consumidor, (CHIAVENATO, 2004).
A acirrada disputa pela liderança nas vendasuniu conceitos antigos com conceitos contemporâneos, como tecnologia, plantas de produção instaladas estrategicamente, desenhando no que é hoje o modelo estratégico das empresas.
Para a criação do modelo estratégico, as empresas usam a matriz SWOT, uma análise de ambiente interno e externo, forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Esta análise tem foco nas vantagens que a empresa tem no meiocompetitivo e suas restrições, assim são observadas as vantagens competitivas como diferencial para as empresas, (WAGNER III, E HOLLENBECK, 2006).
2.1. VANTAGEM NOS MEIOS DE PRODUÇÃO
Segundo Porter (1989), a vantagem nos meios de produção está aliada a redução dos custos, esta vantagem pode ser obtida de várias maneiras como:
Vantagens nos meios de aquisição e distribuição, meios logísticos;Vantagens nos métodos utilizados para manufatura;
Vantagem tecnológica, máquinas mais eficientes.
2.2. VANTAGENS NOS MÉTODOS
As vantagens nos métodos é uma combinação de tecnologia com capacidade de execução dos procedimentos, hora que somente a tecnologia não caracteriza vantagem metodológica. Como a tecnologia é hoje algo que está ao alcance de qualquer empresa que possa pagar por ela, odiferencial é o capital humano, o homem pode executar os procedimentos e até aperfeiçoa-los, isso vai depender do potencial do capital humano que hoje é extremante importante para o desenvolvimento das empresas, (PORTER, 1989).
3. CRIANDO VANTAGENS COMPETITIVAS
Segundo Porter (1989), para a criação das vantagens competitivas alguns fatores devem ser observados como base, como os seguintes adendos:Dificuldade de ser copiada;
Ser única;
Ser sustentável ou renovável;
Ser superior aos demais concorrentes;
Ser dinâmica e aplicável em varias situações.
Como podemos ver, essas características da vantagem competitiva podem ser aliadas ou agregadas em todo setor empresarial, aplicável com foco no cliente, na qualidade dos produtos ou serviços, ainda com o foco no cliente, no fato de atender...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • bacharel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!