Bacharel em letras

Páginas: 51 (12575 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

Este trabalho que ora apresentamos, intitulado A estrutura familiar em Ciranda de Pedra de Lygia Fagundes Telles é o resultado de um estudo minucioso e tem como objetivo contribuir para que os valores literários desta obra continuem despertando nas novas gerações o interesse por esta leitura.
Foi lendo Ciranda de Pedra de Lygia Fagundes Telles que percebemos o quantoesta paulista contribuiu e continua contribuindo com a história da Literatura Brasileira, principalmente pelo seu estilo inovador e estratégico.
É evidente que Lygia Fagundes Telles produziu muitas outras obras, mas, Ciranda de Pedra foi o marco para sua maturidade.
Foi Ciranda de Pedra o instrumento usado para demonstrar o quanto a autora modernista tinha avançado em relação àsquestões político-sociais.
Para este trabalho optamos por demonstrar a questão familiar que sofria transformações quanto a sua estrutura, suas modificações perante uma sociedade patriarcal, que colocava a mulher numa posição de submissão, de dominada.
É nesse novo contexto que se desencadeiam as transformações sócio-psicológicas do século XX e que obriga a criação de uma nova imagemdo feminino e também do masculino, que se modifica para aprender a lidar com essa nova mulher.
Assim, procuraremos apresentar ao longo deste trabalho a estrutura familiar que conseguimos detectar dentro desta obra.
Com esse objetivo, este trabalho está organizado em quatro capítulos que se distribuem do seguinte modo:
No primeiro capitulo aborda-se o Modernismo no Brasil,um movimento de grande importância para a Literatura Brasileira. No momento em que a Semana de Arte Moderna foi um divisor de águas entre a velha e a nova forma de expressão literária, renovando a idéia de Literatura e de Escritor.
O novo desejo de se expressar livremente, privilegiando a realidade brasileira, com uma linguagem mais coloquial, mais próxima ao nosso dia-a-dia.
Nodecorrer dessas transformações o Modernismo passou por um processo que foi reconhecido didaticamente como as fases do Modernismo Brasileiro.
É através dessas três fases modernistas que este novo estilo literário vai ganhando maturidade e se aperfeiçoando ao longo desse processo.
Dessa feita são fatores relevantes as características que aparecem neste momento. Tais características sãodenominadas como destruidoras (1922 – 1930); edificadoras (1930-1945) e Pós-Moderna, nesta última origina-se a ficção nordestina e regional, o romance urbano, psicológico e introspectivo.
É nessa característica de romance introspectivo que inclui-se Ciranda de Pedra, no momento em que o Modernismo demonstra estar mais consolidado, onde a literatura torna-se mais madura e tem consciência desua identidade.
No segundo capítulo apresentaremos Lygia Fagundes Telles com seu estilo moderno: “inventar. Inventar com secreta esperança de estar inventando certo” ¹. E assim inventou Ciranda de Pedra,uma narrativa atraente, apresentando tema subjetivo, capaz de instigar no leitor a análise e reflexão.
Encarregando-se de temas como a fragilidade da condição humana, que sugere olado mais dramático de sua prosa.
Ciranda de Pedra vem carregada de questões psicológicas, um romance de tensão dentro de um contexto familiar dramático, esta análise está relatada no terceiro capitulo.
Este é o fator relevante dentro desta obra o qual nos fixaremos para um estudo minucioso diante desta questão familiar.
A família como a representação em menor escala dasociedade é uma instituição que apresenta um padrão e obedece a um modelo pré-estabelecido pelo meio social. Este modelo está configurado na figura do pai, da mãe e dos filhos, que proporcione um ambiente harmônico, que desempenhem com integridade os seus papéis.
Mediante a este modelo pré-estabelecido colocamos a família que encontramos em Ciranda de Pedra. Será que a estrutura familiar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacharel em letras
  • Letras
  • letras
  • letras
  • letras
  • Letras
  • Letras
  • Letras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!