b6d11976 1674 4949 9b86 c63b96995ec3

Páginas: 8 (1894 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015












































































A linguagem é um conjunto sistemático e estruturado de recursos que tem a função de discursos, de comunicação e de interação. Portanto temos diferentes formas de linguagem, e assim podem ser usadas como formas diversas de representar idéias, histórias fazem parte do universo da criança, permite que cada um tenha umaexperiência imprescindível, que as dimensões da emoção e razão resultem em um prazer estético, histórias trazem prazer e alegria e conhecimento. O acesso a leitura infantil enriquece o processo de formação da criança e suas competências leitoras também no aspecto da imaginação.
Nos dias atuais, as crianças, desde os primeiros anos de vida, encontram-se inseridas em um mundo tecnológico,indubitavelmente cativante. Chegam à Educação Infantil com uma indescritível bagagem de conhecimentos, cabendo à escola dar continuidade a essa caminhada, valendo-se, para isso, desses mesmos recursos e de muitos outros, para tornar o aprendizado, no início da vida escolar, algo prazeroso e nobre.

















O texto escolhido tem como titulo: O pastor e o lobo; da Coleção Fábulas do Mundo Todo, volume06. A história entra no conceito lúdico, e da natureza, da estimulação e a fantasia. Este livro conta a história de Pedro um pastor de ovelhas, que todas as manhãs levava sua ovelhinha até o alto de uma montanha para alimentá-la, o pastor de ovelhas era muito brincalhão e não gostava de ficar sozinho então resolveu inventar uma mentira para que assim seus amigos que estavam longe dali pensassemque ele estava precisando de ajuda e fossem o encontrar.
Então ele começou a gritar por socorro afirmando que havia um lobo ali tentando comer sua pequena ovelhinha, então seus amigos ao escutar seus sussurros saíram correndo, desesperados em busca de seu amigo, correndo de montanha a cima, porém ao encontrarem Pedro, que estava embaixo de uma arvore descansando tranquilamente ficaram com raiva deseu amigo devido à mentira, e aborrecidos foram embora.
Estavam na metade do caminho apenas quando apareceu um lobo realmente para o desespero do pequeno pastor brincalhão, então Pedro novamente gritou por socorro, para que seus amigos o ajudasse, mas como ele havia mentido seus amigos não acreditaram que ele estava precisando de ajuda novamente e seguiram sua viagem descendo a montanha. Então opequenino não teve outra opção senão pegar sua ovelha e fugir do lobo. O menino conseguiu fugir, e quando encontrou seus amigos contou o susto que tinha passado, e então pediu desculpas a seus amigos e admitiu que por ter mentido uma vez ninguém acreditaria nele novamente.
Todos sabemos que mentir é um comportamento vulgar. Quase todas as pessoas o fazem por uma variedade de razões: evitar magoaros sentimentos de alguém, sair de uma situação embaraçosa, etc. Essa pequena história fala sobre a mentira, que mentir é feio, e pode nos prejudicar quando precisarmos de alguém, pois as pessoas passam a duvidar de você, do que fala ou faz.
Ler histórias para crianças é também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias parasolucionar as questões como os personagens da fábula fizeram, é também uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que vivemos em nosso dia a dia, através dos problemas que vão surgindo nos contos e sendo enfrentados pelos personagens de cada história.
A infância é um período muito importante, quando a crianças se apropriam das formas humanas de comunicação. Eadquirir a habilidade da leitura e da escrita permite que elas ampliem sua experiência cultural. Tais atividades possibilitam a formação cultural dos alunos e auxiliam na aquisição da função simbólica e da memória, fundamentais para compreender a linguagem escrita.
Pessoas que não são leitoras têm a vida restrita à comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato apenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!