FICHAMENTO DE TRANSCRI O COM COMENT RIO

Páginas: 2 (488 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
ALUNA: Laís Silva dos Santos CURSO: Biblioteconomia
Professor: Rubens Damasceno Morais - Redação e Expressão I – 1ºSEM. 2015- UFG

FICHAMENTO Nº 2REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
KOCH, Ingedore Villaça. ; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2014. 131 – 157 p.

RESUMO



TRANSCRIÇÕES LITERAIS(COM COMENTÁRIO AVALIATIVO)
Pág. 132 – “(...) O Processo que diz respeito às diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes é chamado de referenciação. Quando taisreferentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial. A retomada do referente pode ser feita de forma retrospectiva ouanaforicamente, ou, então, de forma prospectiva ou cataforicamente.”

Pág. 134 – “(...) as formas de referenciação são escolhas realizadas pelo produtor do texto orientadas pelo princípio daintersubjetividade, razão pela qual os referentes são construídos e reconstruídos ao longo do processo de escrita. (...) Quando escrevemos, podemos recorrer a dois tipos de introdução de referentes textuais:ativação ‘ancorada’ e ‘não ancorada’. Quando o escritor introduz no texto um objeto de discurso totalmente novo, dizemos que produziu um introdução não ancorada.”

Pág. 135 – “(...) Por sua vez, oescritor produz uma introdução (ativação) ancorada sempre que um novo objeto de discurso é introduzido no texto, com base em algum tipo de associação com elementos já presentes no contexto ou no textoou no contexto sociocognitivo dos interlocutores.” [ a ativação ancorada constitui anáforas indiretas.]

Pág. 136 – “(...) na anáfora indireta, geralmente constituída por expressões nominais definidas,indefinidas e pronomes interpretados referencialmente sem que lhes corresponda um antecedente (ou subsequente) explícito no texto, ocorre uma estratégia de ativação de referentes novos, e não de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento De Transcri O
  • COMENT RIOS
  • Coment rios
  • Coment Rios Dos Contos
  • Coment Rios Acerca Da EC
  • Coca Cola Coment rio
  • Coment Rios Da Primeira Parte
  • Coment rios ao art

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!