FICHAMENTO DE TRANSCRI O COM COMENT RIO

488 palavras 2 páginas
ALUNA: Laís Silva dos Santos CURSO: Biblioteconomia
Professor: Rubens Damasceno Morais - Redação e Expressão I – 1ºSEM. 2015- UFG

FICHAMENTO Nº 2

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
KOCH, Ingedore Villaça. ; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2014. 131 – 157 p.

RESUMO

TRANSCRIÇÕES LITERAIS (COM COMENTÁRIO AVALIATIVO)
Pág. 132 – “(...) O Processo que diz respeito às diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes é chamado de referenciação. Quando tais referentes são retomados mais adiante ou servem de base para a introdução de novos referentes, tem-se o que se denomina progressão referencial. A retomada do referente pode ser feita de forma retrospectiva ou anaforicamente, ou, então, de forma prospectiva ou cataforicamente.”

Pág. 134 – “(...) as formas de referenciação são escolhas realizadas pelo produtor do texto orientadas pelo princípio da intersubjetividade, razão pela qual os referentes são construídos e reconstruídos ao longo do processo de escrita. (...) Quando escrevemos, podemos recorrer a dois tipos de introdução de referentes textuais: ativação ‘ancorada’ e ‘não ancorada’. Quando o escritor introduz no texto um objeto de discurso totalmente novo, dizemos que produziu um introdução não ancorada.”

Pág. 135 – “(...) Por sua vez, o escritor produz uma introdução (ativação) ancorada sempre que um novo objeto de discurso é introduzido no texto, com base em algum tipo de associação com elementos já presentes no contexto ou no texto ou no contexto sociocognitivo dos interlocutores.” [ a ativação ancorada constitui anáforas indiretas.]

Pág. 136 – “(...) na anáfora indireta, geralmente constituída por expressões nominais definidas, indefinidas e pronomes interpretados referencialmente sem que lhes corresponda um antecedente (ou subsequente) explícito no texto, ocorre uma estratégia de ativação de referentes novos, e não de uma

Relacionados

  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas