Avanços e tendências da orientação profissional e ocupacional no Brasil

Páginas: 11 (2628 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Avanços e tendências da orientação profissional e ocupacional no Brasil
 Caio Cesar Rodrigues de Toledo*
Levenfus, R. S., & Soares, D. H. S. (orgs.). (2010). Orientação Vocacional Ocupacional. Porto Alegre: Artmed.
 A escolha de uma profissão se dá prioritariamente na transição escola-trabalho. No entanto, na atualidade, novas demandas e discussões estão ocorrendo, visto que além daadolescência, outros momentos de passagem podem ser enfrentados por profissionais em recolocação no mercado de trabalho, por exemplo, ou ao longo de seu histórico ocupacional. Nesse ensejo, apresenta-se a obra Orientação Vocacional Ocupacional, na qual novos estudos e propostas são apresentados, a fim de desmistificar a orientação como um processo mágico e de propor que o autoconhecimento do orientandoreceba maior atenção.
O livro conta com a organização de Rosane Schotgues Levenfus, Dulce Helena Penna Soares e outros colaboradores. O processo de reconstrução desta segunda edição se deu no Iº Congresso Latino-Americano e VII Simpósio de Orientação Vocacional e Ocupacional organizado pela Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP). Assim, o livro é organizado em seis partes, a saber, acontextualização; os diferentes contextos; as diferentes abordagens; a Orientação Profissional em situação específica; a apresentação de testes e instrumentos específicos para diagnósticos e intervenção e as técnicas para intervenção e orientação.
A primeira seção, 'Contextualização', está composta por três capítulos, sendo que o inicial se refere à discussão proposta por Yvette PihaLehman intitulada Orientação Profissional na Pós-modernidade. A autora discute as novas demandas mercadológicas e suas influências, tendo em vista as mudanças observadas no mercado de trabalho. Desta forma, a Orientação Profissional se vê frente a novos espaços de intervenção, de modo que a autora destaca a importância de profissionais qualificados e previamente preparados para atender às novas demandas eatuar como suporte para os indivíduos em diversos momentos de crise.
No segundo capítulo Escola e escolha profissional: um olhar sobre a construção de projetos profissionais, Maria da Conceição Coropos Uvaldo e Fabiano Fonseca da Silva discutem o papel da escola e de seu compromisso de reproduzir valores sociais. Os autores questionam a imparcialidade da escolha profissional e propõem que aautonomia seja devolvida ao aluno, com o intuito de que ele busque experiências, construa suas representações, e crie estratégias próprias frente à escolha.
Principais temas abordados por jovens vestibulandos centrados na escolha profissional é o título do trabalho escrito por Rosane Schotgues Levenfus e Maria Lucia Tiellet Nunes. As autoras abordaram dúvidas, decisões, escolhas, interferênciasfinanceiras, universidades, mercado, informações, influências sociais e/ou familiares, autoconceito, identificação e os vestibulares. As temáticas foram trabalhadas em um grupo de adolescentes e, a título de resultados, foram encontradas relações entre a qualidade das relações objetais e a o momento da escolha.
A segunda parte do livro é iniciada com o capítulo de Regina Anzolch Crestani, intituladoOrientação profissional na escola privada. A autora apresenta os resultados do levantamento referente à utilização da Orientação Profissional, a partir dos quais foi possível compreender que pouca importância se dá à temática, visto que somente 30% das escolas privadas a utilizam. Adicionalmente, a autora sugere algumas atividades que podem ser usadas para trabalhar com conflitos e representações dodia-a-dia, como um alerta para a formação de alunos independentes e formadores de opinião.
Luciana Albanese Valore disserta sobre a Orientação profissional em grupos na Escola Pública: direções possíveis, desafios necessários. Alguns alertas são feitos, dentre eles, destaca-se a necessidade de desmistificar o imaginário social no que se refere à utilização da Orientação Profissional; ao mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tendências de formação profissional de professores no brasil
  • Orientação Profissional no Brasil: Uma Revisão Histórica da Produção Científica
  • Orientação Vocacional e Orientação Profissional
  • orientação profissional
  • Orientação Profissional
  • Orientaçao profissional
  • Orientação profissional
  • Orientação profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!