A DIMEN O T CNICO OPERATIVA DO SERVI O SOCIAL EM FOCO FABI

2180 palavras 9 páginas
A DIMENÇÃO TÉCNICO OPERATIVA DO SERVIÇO SOCIAL EM FOCO

Débora Cristina Benthien
Fabiana da Silva Andrade
Professora: Marta Tavares Castro
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso em Bacharel Serviço Social (SES 0229) – Seminário da Prática IV
14/04/2015.

RESUMO

O presente trabalho irá tratar sobre a dimensão técnico-operativa do exercício profissional dos assistentes sociais, no contexto do projeto da profissão, articulando-a às dimensões teórico-metodológica e ético-política. A questão social como objeto do trabalho dos Assistentes Sociais desenha-se na sua instrumentalidade e prática. A formação profissional exige cada vez mais qualificação teórica e prática e é vista como uma profissão interventiva, requer um domínio de um instrumental técnico-operativo, teórico-metodológico e ético-político. Com a diversidade de atuação em vários espaços, o serviço social se fez indispensável em sua trajetória histórica, construindo no decorrer das últimas décadas diretrizes norteadoras baseadas na legitimidade da profissão.

Palavras-chave: Serviço Social. Dimensão técnico-operativa. Ações profissionais.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta-se como um produto de um processo investigativo construído a partir da pesquisa bibliográfica, da observação da prática dos assistentes sociais e do processo de ensino-aprendizagem em disciplinas ministradas em cursos de graduação em serviço social.

Trata-se especificamente de focar a dimensão técnico-operativa da profissão, através das ações profissionais, sem perder de vista a articulação com as dimensões teórico metodológicas e ético-políticas, além do debate presente e já consolidado no âmbito do Serviço Social. Pretende-se auxiliar o estudante de Serviço Social a compreender o universo de trabalho do Assistente Social de forma orgânica e integrada, de modo a dimensionar as ações profissionais no contexto das construções teórico-éticas da profissão na contemporaneidade.

Esta

Relacionados