avaliação de Violencia criminalidade e prevenção

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
avaliação de Violência, Criminalidade e Prevenção - VN 
Confira o resultado:

     Questões Corretas =  9,00
     Questões Erradas =  1,00

GABARITO
 
Questão 1
Considerando as estratégias orientadas à comunidade e à solução de problemas, julgue a veracidade das informações abaixo.
 
          A estratégia de polícia comunitária impõe diferentes e novas formas de gestão das organizaçõespoliciais.
 
          Polícia comunitária é, conforme apontam os especialistas do BID, uma estratégia de prevenção na qual as atividades tradicionais de polícia deixam de ser realizadas.
 
          Segundo os especialistas, é preciso que o patrulhamento a pé, típico da polícia comunitária, não mais seja visto como um castigo ou uma atividade relegada a policiais menos capazes.
 
O resultado é:
 Sua resposta: VFV (em 27/7/2015 17:45:24)
====================================================
 
Questão 2
Considerando as estratégias tradicionais de prevenção e controle do crime e da violência, julgue a veracidade das afirmações abaixo.
 
          Com o advento do automóvel e do radiocomunicador, os governos e as organizações policiais enxergaram uma grande oportunidade de inverter o cenário decrime e violência que pairava nas áreas urbanas.
 
          Uma das consequências desse novo modelo foi o aumento da capacidade quantitativa de atendimento aos chamados da população, assim como a redução do tempo de resposta das organizações policiais a tais chamados.
 
          O modelo tradicional é fruto das respostas encontradas por dirigentes policiais, agentes de governo e acadêmicos,para fazer frente à vertiginosa redução da criminalidade experimentada no começo do século passado em diferentes países, mas, principalmente, nos Estados Unidos da América.
 
O resultado é:
 

Sua resposta: VVF (em 27/7/2015 17:53:01)
=====================================================
 
Questão 3
Uma das regras mais importantes da prevenção é que quanto mais cedo se atuar na vida de umindivíduo, evitando o desenvolvimento de condutas violentas, mais efetiva será a ação preventiva. Em decorrência, as estratégias de prevenção devem estar orientadas previamente à redução dos fatores de risco de violência e/ou criminalidade ou ao aumento dos fatores de proteção contra a violência e/ou a criminalidade. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) utiliza um sistema de classificação deestratégias de prevenção da violência e da criminalidade, agrupando-as conforme os objetivos das ações.
 
Com base nessa classificação do BID, observe a descrição abaixo.
 
Esse tipo de prevenção visa reduzir as probabilidades de alguém ser vítima potencial da violência e/ou do crime, através da redução das oportunidades, tornando a possibilidade de ocorrência do crime mais difícil, mais arriscada emenos vantajosa ou lucrativa para o criminoso. Dentre as ações adequadas encontram-se a implantação de obstáculos físicos, controles de acesso a instalações ou locais e sistemas de vigilância e monitoramento que inibam a execução de atos criminosos e de vandalismo.
 
Essas ações são coerentes com a prevenção:

Sua resposta: situacional (em 27/7/2015 17:55:26)=====================================================
 
Questão 4
Observe os dados da tabela abaixo, que apresenta as taxas de homicídios por 100.000 habitantes por região, Brasil - 1998/2008. Na década considerada, houve significativo decréscimo do índice de homicídios na seguinte região brasileira:
 

Sua resposta: Sudeste (em 27/7/2015 17:58:26)

Questão 5
Uma das regras mais importantes da prevenção é que quanto mais cedo se atuarna vida de um indivíduo, evitando o desenvolvimento de condutas violentas, mais efetiva será a ação preventiva. Em decorrência, as estratégias de prevenção devem estar orientadas previamente à redução dos fatores de risco de violência e/ou criminalidade ou ao aumento dos fatores de proteção contra a violência e/ou a criminalidade. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) utiliza um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO VIOLÊNCIA, CRIMINALIDADE E PREVENÇÃO
  • violencia criminalidade e prevenção
  • Violencia e criminalidade
  • Criminalidade e Violência
  • Violencia e criminalidade
  • Violência e criminalidade
  • violencia e criminalidade
  • Violência e criminalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!