Placa Mae 370 Nphu0i

2171 palavras 9 páginas
Placa-mãe
Junho 2015
Apresentação da placa-mãe
Características
Fator de obstrução de uma placa-mãe
Componentes integrados
O chipset
O relógio e a pilha CMOS
O BIOS
O suporte de processador
Os conectores de memória viva
Os conectores de extensão
Os conectores de entrada/saída
Recursos sobre o mesmo assunto

Apresentação da placa-mãe
O principal elemento constitutivo do computador é a placa-mãe (em inglês "mainboard" ou
"motherboard", às vezes abreviado como "mobo"). A placa-mãe é a base que permite a conexão do conjunto dos elementos essenciais do computador.

Como o seu nome indica, a placa-mãe é uma placa soberana, tendo a forma de um grande circuito impresso que possui principalmente conectores para as cartas de extensão, os módulos de memória, o processador, etc.

Características
Existem várias maneiras de caracterizar uma placa-mãe, de acordo com as seguintes:
O fator de obstrução, O chipset, O tipo de suporte de processador, Os conectores de entrada/saída. Fator de obstrução de uma placa-mãe
Designa-se geralmente com a expressão fator de obstrução (ou fator de forma, em inglês form fator), a geometria, as dimensões, a disposição e as características eléctricas da placa-mãe. A fim de fornecer cartas mães que se podem adaptar a diferentes caixas de marcas diferentes, oram criados padrões:
AT baby/full format é um formato utilizado nos primeiros computadores PC do tipo 386 ou 486.
Este formato foi substituído pelo formato ATX que possui uma forma mais propícia para a circulação do ar e tornando o acesso aos componentes mais prático; ATX: O formato ATX é uma evolução do formato Baby-AT. Trata-se de um formato estudado para melhorar a ergonomia.
Assim, a disposição dos conectores em uma placa-mãe ATX está prevista de maneira a optimizar a ligação dos periféricos (os conectores IDE por exemplo estão situados ao lado dos discos). Por outro lado, os componentes da placa-mãe estão orientados paralelamente, de maneira a permitir uma melhor evacuação do calor; ATX

Relacionados