AUTOTRANSFORMADOR

Páginas: 16 (3966 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO – IFPE.
CAMPUS RECIFE

ELETROTÉCNICA




DANILO LUIZ CARVALHO FRANÇA DOS SANTOS





AUTOTRANSFORMADOR, TC E TP.




RECIFE – PE
07/12/2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO – IFPE.
CAMPUS RECIFE

AUTOTRANSFORMADOR, TC E TP.



DANILO LUIZ CARVALHO FRANÇA DOS SANTOSTrabalho solicitado pelo professor JOSE BIONE DE MELO FILHO, da disciplina de MÁQUINAS ELÉTRICAS I, no requisito da 1ª nota do 2º semestre. Este trabalho tem por principal objetivo a abordagem em alguns temas que temos visto em sala de aula, sendo solicitado então AUTOSTRANSFORMADO, TC (Transformador de Corrente) e TP (Transformador de Potência).







RECIFE – PE
07/12/2013
SUMÁRIO:AUTOTRANSFORMADOR 01
RELAÇÃO DE TENSÃO E CORRENTE NO AUTOTRANSFORMADOR 03
PERDAS POR CORRENTES 03
Perdas no cobre 03
Correntes de Foucault, Perda por histerese, Fluxo de dispersão 04
CORRENTE DE EXCITAÇÃO 04
PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS NO AUTOTRANSFORMADOR 07
TRANSFORMADOR DE CORRENTE (TC) 07
Simbologia e Convenções 08Circuito Equivalente 09
Tipos Construtivos 09
TC de baixa tensão 11
TC de média tensão 12
Classificação 12
TRANFORMADOR DE POTÊNCIA (TP) 13
Classes de TP 14
Construção de TP 14
Circuito Equivalente 15
Polaridade 18
CONCLUSÃO 20


AUTOTRANSFORMADOR:
A construção e as característicassemelhantes às de um transformador, mas ao contrário deste, tem apenas um único enrolamento em torno de um núcleo ferromagnético. Este enrolamento deve ter pelo menos três pontos de ligação elétrica, a fonte de tensão e a carga estão ligadas a dois dos disparos, enquanto que um casquilho (o fim do enrolamento) é uma ligação comum aos dois circuitos (fonte e carga). Cada decisão corresponde a umafonte de tensão diferente (ou carga, dependendo do caso).
Em um autotransformador, a parte comum (chama-se de enrolamento comuns) atua como única parte do enrolamento tanto “primário” como “secundário”. Bobinagem a porção restante é chamado o "número de enrolamento" e é o que proporciona a diferença de tensão entre os dois circuitos, por adição em série (daí o nome) com a tensão de enrolamento comum.A transferência de energia entre os dois circuitos conectados a um autotransformador ocorre através de dois fenômenos: o acoplamento magnético (como num transformador comum ) e a ligação elétrica ( através da admissão comum ) entre os dois circuitos . Por este motivo, resulta um autotransformador num aparelho mais compacto (e muitas vezes mais barato) um transformador com a mesma potência evoltagens. Da mesma forma, um transformador aumenta a sua capacidade de transferência de energia para ser ligado como um autotransformador.
Um autotransformador é um transformador de potência que possuem conexão elétrica entre seus enrolamentos, as figuras abaixo ilustram os modelos de funcionamento do autotransformador o modelo abaixador e o modelo abaixador e os respectivos sentidos das correntesinternas do equipamento em cada caso.









Figura - Esquema de um autotransformador elevador.










Nas figuras acima nota-se que o autotransformador possui dois enrolamentos, um enrolamento série pertencente a somente um dos lados do equipamento, e um enrolamento comum tanto ao primário quanto ao primário quando ao secundário (Para fins do autotransformador, seráconvencionado que o primário é o lado do equipamento onde é injetada a potência, e o secundário o lado que despacha a potência).
O sentido da corrente no enrolamento comum Ic depende do funcionamento do autotransformador. Quando operando conforme ilustrado nas figuras 1 e 2, a tensão secundária V2 aplicada à carga será inferior à tensão V1 aplicada no primário. Assumindo que no autotransformador não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • autotransformador
  • AUTOTRANSFORMADOR
  • relatório autotransformador
  • 5 Autotransformador
  • Relatorio Transformadores Autotransformador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!