Automedicação entre os acadêmicos de Farmácia de Colatina ES

7035 palavras 29 páginas
INTRODUÇÃO

A automedicação é a prática de utilizar substâncias com ação medicamentosa sem aconselhamento e ou acompanhamento de um profissional de saúde qualificado, isso se faz à maioria das vezes por conhecimento próprio, indicação de amigos e ou familiares.
Em todo o mundo e na população brasileira esta prática é muito alta, com isso, este estudo visa avaliar o perfil da automedicação e a forma de obtenção dos fármacos sem prescrição, dispensados nas farmácias sem nenhum tipo de controle.
O maior problema da automedicação é que os mecanismos de ação de diversas drogas e fármacos são de várias formas até atingir a indicação que se espera. Nestes vários mecanismos os medicamentos podem trazer diversos efeitos benéficos e efeitos indesejáveis, que ocasionam sérios danos para o indivíduo. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é verificar o perfil da automedicação entre os usuários de medicamentos, especialmente o que se automedica, entre os acadêmicos de farmácia da cidade de Colatina – ES.
Na pesquisa foi coletados dados quantitativos através de um questionário fechado aplicado aleatoriamente junto aos acadêmicos de farmácia do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC , afim de a avaliar o perfil da automedicação.
Com isso, o presente trabalho se torna importante, pois a automedicação inadequada pode trazer sérios danos à saúde, e o profissional farmacêutico e o único que pode prevenir e diminuir este hábito, além de esclarecer a população quanto ao uso racional dos medicamentos.
Este trabalho descreve os parâmetros mais importantes da automedicação, além dos grupos de riscos e os agravos para a saúde para quem utiliza medicamentos sem prescrição médica. Também relata a importância do profissional farmacêutico nesta temática.
1 AUTOMEDICAÇÃO

Devido aos notáveis progressos e avanços na terapêutica medicamentosa, os medicamentos tem forte influência na redução de morbidade e mortalidade ao longo dos anos. Estes tornaram-se

Relacionados

  • Uso racional de medicamento
    14400 palavras | 58 páginas