Aula

Páginas: 6 (1426 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Aula-tema 02: Panorama mundial e nacional – mudanças climáticas e políticas públicas emergentes
As mudanças nos ecossistemas, causadas pelo modelo de desenvolvimento econômico atual, trazem impactos a todas as regiões do globo terrestre, sendo possível observar alguns fenômenos como:
-alteração das rotas de migração de animais;
-transformação das fases do desenvolvimento das plantas;
-aumento donível dos oceanos;
-desintegração dos recifes de corais;
-ocorrência de desastres ambientais; e
-mudanças climáticas.
Desde a década de 1990, a natureza está dando sinais acerca das mudanças climáticas provocadas por:
-elevação da temperatura ambiental;
-eventos de seca ou excesso de pluviosidade;
-recuo de geleiras; e
-alterações no comportamento de plantas e animais.
Acredita-se que as causasestejam na atividade humana, que alterou a composição química da atmosfera, produzindo impactos sobre o clima. Enchentes, vendavais e catástrofes ocasionadas pelas alterações nos regimes de circulação atmosférica e das temperaturas estão cada vez mais comuns em todo o mundo.
Alguns aspectos importantes sobre as mudanças climáticas são tratados nesse capítulo:
-o efeito estufa;
-o aumento datemperatura global;
-os gases de efeito estufa;
-os meios de transporte; e
-a agricultura.
A atividade humana, principalmente a queima de combustíveis fósseis e a destruição das florestas, aumenta a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs), fazendo com que maior quantidade de calor fique retida na atmosfera, o que gera o aquecimento da superfície da Terra (efeito estufa).
Além do dióxido de carbono,outros gases, como o metano (produzido pela degradação da matéria orgânica de aterros sanitários e durante a digestão bovina), o óxido nitroso, os hidrofluorocarbonetos, os perfluorocarbonetos e o hexafluoreto de enxofre são os GEEs controlados pelo Protocolo de Kyoto, porque contribuem para o aumento do efeito estufa. O incremento da população mundial aumenta a demanda por transporte, energia,produção de alimentos. Essas atividades, na maioria das vezes, lançam na atmosfera GEEs – como, por exemplo, o uso de fertilizantes na agricultura (óxido nitroso).
Os efeitos das mudanças climáticas podem ser percebidos sobre os ecossistemas e, por consequência, na queda da qualidade de vida da população, devido à escassez dos serviços ambientais. Um desses efeitos relaciona-se à falta de água; segundo aOrganização das Nações Unidas (ONU) aproximadamente 18% da população mundial não têm acesso à quantidade mínima de água de boa qualidade para consumo. Soma-se a isso a falta de condições de saneamento, que contribui para a disseminação de doenças, principalmente nas regiões com menor desenvolvimento humano que não contam com recursos financeiros e de pessoal para tratamento da população atingida.Ainda que o panorama atual seja de apreensão e reflexão, há saídas e soluções possíveis para minimizar os efeitos negativos dessas mudanças: o desenvolvimento de novas tecnologias, as inovações institucionais e as mudanças culturais e nos hábitos de consumo. Nesse sentido, os órgãos nacionais e internacionais assumem papel relevante na mobilização, no diagnóstico, na regulação, na formulação e naimplementação de ações que conduzam a mudanças rumo à sustentabilidade. Organismos internacionais mobilizados nessa direção têm promovido diretrizes, como o Protocolo de Kyoto, criado em 1997 e acordado entre os países para redução de 5% da emissão de gases de efeito estufa no período compreendido entre 2008 e 2012. Congressos, conferências e fóruns têm sido realizados, a exemplo da Conferênciasobre Mudança Climática (COP-16), para ratificar as decisões do Protocolo de Kyoto, que também propôs mecanismos para auxiliar os países na conquista de suas metas ambientais. Para isso, foi criado o mercado de créditos de carbono para incentivar investimentos em energia renovável e eficiência energética. Esses créditos referem-se ao corte de emissões e são vendidos no mercado financeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aula
  • aulas
  • aula
  • aula
  • aula
  • aula
  • Aula
  • Aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!