August Comte

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
August Comte
August comte foi um grande flósofo nascido em Montpellier (França) em 1978.Começou ensinando matemática e logo depois virou secretário de Saint-Simon (Pensador e econômista Frânces ),nesta época começou a escrever o livro Curso de Filosofia Positiva. Comte prossegue, caracterizando cada um dos estados, de modo a concluir que os primeiros dois estados foram necessários apenas comodegraus para chegar ao seu estado perfeito, o estado positivo. Depois formulou a Lei dos três estados que caracterizam períodos da historia humana.Os Três Estados são :
Teológico : A base desseestado seria Deus, todos fenômenos que não tinham explicação seria por vontade de Deus, como um terremoto por exemplo, e esse estado eram divididos em três partes :
- Animismo: as coisas da natureza temsua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.
- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas.
- Monoteísmo: osdesejos do Deus (único), são expostos em coisas, acontecimentos.
Metafísico: no qual a ignorância da realidade e a descrença num Deus todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas,nos espíritos, como exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal.
Positivo: neste período as pessoas saem do Teologismo e buscam respostas para tudo, tudo o que eles pensavam em servontade de Deus eles buscam realmente a verdade; o conhecimento absoluto
quando rompe seu relacionamento com Saint-Simon, Auguste Comte "cria" o que hoje conhecemos como positivismo, que nada mais édo que uma doutrina que consiste, em sentido estrito, na absoluta negação da filosofia, ou seja, não deve ser uma doutrina no sentido tradicional, isto é, não deve apresentar um corpo próprio desaber.
Movido pela vontade de estar à altura da intelectualidade Comte descaradamente plagia de Saint -Simon a célebre lei dos três estados, segundo a qual o espírito humano passa sucessivamente pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • August Comte
  • august comte
  • august comte
  • August comte
  • August comte
  • August comte
  • August Comte
  • August comte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!