Aula Estruturada 2 Estrutura Cristalina Materiais 20140918224246

2846 palavras 12 páginas
AULA ESTRUTURADA 2 – Disciplina: Introdução à Ciência e Engenharia de Materiais

Unidade de Ensino 2– Estrutura dos materiais

Carga Horária: 03 horas

Objetivos da Unidade: Oferecer ao aluno um embasamento conceitual que lhe permita selecionar o material mais adequado para uma determinada aplicação, de modo a atender às características de desempenho esperadas, tanto no que se refere às características de serviço quanto de processamento destes.

Competência: Espera-se que os alunos ao cursarem esta disciplina, tenham já adquirido uma boa compreensão dos fundamentos de Cálculo, Física e Química.

Habilidades: ser capaz de tomar decisão com relação aos materiais mais adequados, raciocinar de forma lógica, criativa e analítica no que tange a resolução de problemas em materiais.
Temas (ou assunto a ser discutido na aula):
Unidades 2 – Estrutura atômica dos materiais
2.1 Forças e energias de ligação.
2.2 Ligações interatômicas primárias.
2.3 Estruturas cristalinas: conceitos fundamentais; células unitárias; estruturas cristalinas dos metais.
2.4 Sólidos não cristalinos.

Proposta Metodológica:
1- Atividade de Aprendizagem Orientada – 01 horas
Ler o texto abaixo:

2 - Introdução:

O átomo é considerado a unidade básica da estrutura interna para nossos estudos de materiais. Os conceitos iniciais envolvendo átomos individuais são familiares porque advém da química geral. Eles incluem número atômico, massa atômica e as relações da classificação periódica dos elementos. Daremos também ênfase aos subníveis de energia e orbitais onde estão inseridos os elétrons nos átomos. Em evidência em nossa discussão estarão os elétrons de valência porque são por eles que são formadas as ligações químicas. Várias propriedades importantes dos materiais sólidos dependem dos arranjos geométricos dos átomos e das interações que existem entre os átomos ou moléculas que constituem os materiais.

2.1 – Forças e energias de ligação

Já que muitos produtos são projetados com materiais

Relacionados