jgMicrohgdhgj

879 palavras 4 páginas
Micro-ondas
História
Em plena 2ª guerra mundial radares de longo alcance eram desenvolvidos com o objetivo de navegação aérea e localização de aeronaves inimigas. Esses radares eram compostos por magnetron, que é uma válvula que gera micro ondas. A frequência desses radares era de 5GHz a 6GHz (CARVALHO, 2005).
Enquanto trabalhavam com a construção de radares, pesquisadores americanos, dentre eles Percy L. Spencer, perceberam que essas micro ondas também eram capazes de aquecer e cozinhar alimentos quando estes estavam próximos à fonte de emissão da radiação. Com essas descobertas, foram construídos fornos experimentais que na época eram caros e grandes.
Funcionamento do magnetron
Como já dito, o magnetron é uma válvula que produz micro ondas na faixa de frequência de 2.450MHz que funciona baseado no efeito de circuitos ressonantes. Esses circuitos geram ondas e é formado pela união entre uma bobina e um capacitor em paralelo.
A Bobina é definida por um transformador ressonante que é capaz de gerar uma tensão elétrica. Quando a corrente elétrica passa pela bobina, um campo magnético é gerado em torno da bobina. Caso ocorra o desligamento da fonte de alimentação da bobina, que gera a corrente elétrica, esse campo magnético diminuirá, gerando uma tensão na bobina, que manterá por um determinado tempo a corrente ainda fluindo no mesmo sentido, preservando a energia armazenada no circuito. Essa preservação da energia, como um armazenamento é chamada de Indutância (MAI, et. al., 2008).
Já no capacitor, existem duas placas condutoras metálicas separadas por algum tipo de material isolante, onde ocorre o armazenamento de energia elétrica. Quando ligado a uma fonte de alimentação, uma placa se carregará positivamente e outra negativamente. Existirá corrente no circuito somente durante a carga e descarga do capacitor (MAI, et. al., 2008).
Quando liga um conjunto bobina e capacitor em paralelo, com o capacitor totalmente carregado, ou seja, campo elétrico é máximo e a

Relacionados